Reativando uma tradição secular, a cavalgada de Nossa Senhora da Conceição reúne fieis de toda região de Aroazes e Valença para uma missão que envolve o encontro das imagens de Santa’Ana e Nossa Senhora da Conceição.
“É um dos únicos atos religiosos em que mãe e filha se encontram, uma missão secular com registros datados ainda do século passado, no ano de 1728”, relata o procurador Federal Carlos Brandão, um dos organizadores do evento.
O momento proporciona o resgate e espiritualidade para ascender a chama da fé, além de promover o resgate histórico das tradições, um movimento que estava parado. “Nós estamos fazendo uma gestão das informações, tamanha a quantidade de gente que deve recorrer à cidade. Há um interesse nacional em se reconhecer e valorizar essa cultura histórica na cidade de Aroazes”, reitera o procurador.
Por motivos variados a realização da cavalgada estava suspensa e agora retorna com o apoio da Arquidiocese de Teresina. Um dos motivos que contribuiu para esse retorno foi a presença fixa do padre William Vasconcelos na igreja de Nossa Senhora da Conceição, que durante algum tempo contou com a presença de sacerdote apenas nas celebrações semanais.
“Muitas pessoas de outras cidades participam desse momento na cidade de Aroazes. Nossa expectativa é que a retomada dessa tradição passa celebrar cada vez mais fé, reanimando a paróquia na caminhada cristã. A comunidade está bastante envolvida”, diz o padre William.
A programação terá início no dia 26 de setembro com a descida da imagem de Nossa Senhora, que será translada da igreja matriz até a igreja da missão. Às 18 horas acontecerá a abertura da festa da Cavalgada da Missão, com o terço de nossa senhora e abertura das barracas com comidas típicas e objetos regionais.
Confira a programação completa:
26/09 – Quinta-feira
16:00 – Descida da Imagem de Nossa Senhora
18:00 – Trasladação da Imagem da Igreja Matriz para a Igreja da missão
18:30 – Abertura da Festa da Cavalgada da Missão
– Terço de Nossa Senhora
– Abertura das barracas com comidas e objetos regionais
27/09 – Sexta-feira
06:00 – Ofício de Nossa senhora
07:00 – Café partilhado (presença das comunidades rurais e locais)
– Todo o dia a Igrejinha ficará aberta para a visitação à Imagem de Nossa senhora e memória histórica da fundação da missão dos Jesuítas.
10:00 – Transladação da Imagem de Santana da Capela da Serra Negra para Aroazes
15:00 – Celebração Eucarística
16:00 – Trasladação da Imagem para a Serra da Missão.
16:30 – Subida da imagem de Nossa Senhora da Conceição para o Cruzeiro na Serra da Missão
– Celebração das Sete dores e sete alegrias de Nossa Senhora
17:30 – Auto da Imaculada (Encenação do Auto da Imaculada)
18:00 – Aclamação à Nossa Senhora
28/09 – Sábado
09:00 – Início da Procissão de com as imagens de Nossa Senhora e São José na Comunidade dos Alegres até a Margem do Rio Sambito
10:00 – Renovação das Promessas Batismais
16:00 – Aclamação de Nossa Senhora
– Descida da Imagem de Nossa Senhora da Serra da Missão.
17:00 – Celebração da Missa
18:00 – Cavalgada para a Missão dos Aroazes
- Sermão da Montanha (Curva da Ponta da Serra da Missão)
- Encontro de Nossa Senhora com Sant’Anna no portal da cidade (anexo)
- – Encontro de Nossa Senhora, Sant’Ana e o Divino Espírito Santo
20:00 – Benção Solene dos Cavaleiros, vaqueiros e cavalos
Por Flalrreta Alves