Pela segunda vez em parceria com o SENAI, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) oferece o curso de padeiro e confeiteiro. A parceria é realizada através dos Serviços da ASA: Levanta-te, vem para o meio e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- Integrar.
As aulas acontecem no espaço Dom Avelar (em frente à Igreja de Fátima), zona leste da cidade, sendo confeiteiro pela manhã (de 7:00 às 11h30min) e padeiro no período da tarde (de 13h30min às 17h30min), contemplando o grupo prioritário (pessoas com dificuldade auditiva e de locomoção) e grupos não prioritários.
“No total, foram 49 pessoas inscritas concorrendo a 12 vagas para o curso de confeiteiro e 29 pessoas concorrendo a 12 vagas para o curso de Padeiro. Fizemos um teste seletivo com os inscritos a fim de verificar os requisitos para participação no curso e efetivar a matrícula”, explica Cristiane Feitosa, coordenadora técnica do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos INTEGRAR.
De acordo com a coordenação, os requisitos foram: idade mínima de dezesseis anos, RG, CPF e certificado de ensino fundamental completo. Além dos critérios técnicos, uma avaliação de português e matemática básica.
Os Serviços da ASA têm objetivo de oferecer oportunidade para convivência e fortalecimento de vínculo. “É também uma forma de trabalhar a inclusão. Na primeira edição duas surdas participaram e conseguiram concluir o curso”, reitera Cristiane.
Serviços da ASA
Integrar
A Ação Social Arquidiocesana (ASA) considera que a realidade social favorece a fragmentação e desintegração da instituição familiar, que impede a convivência harmoniosa entre as diversas faixas etárias que a compõem e gera quebra da sua unidade, repercutindo negativamente na formação integral da pessoa humana. Com isso, desde 2008 vem executando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Integrar que, fundamentado na diretriz básica da Política Nacional da Assistência Social, se propõe atuar no atendimento intergeracional de crianças, adolescentes e idosos, dentro do âmbito familiar e troca de saberes entre as gerações, materializando conquistas de empoderamento de cada família, trabalhando o seu potencial de transformação particular e comunitária, prevenindo a ruptura de seus vínculos, promovendo seu acesso e defesa de direitos, contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.
O Serviço Integrar busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares, proporcionando aos seus sujeitos um ambiente agradável, educativo e seguro, no qual há oportunidade para o resgate dos valores básicos da convivência familiar e comunitária e para a livre expressão de suas potencialidades enquanto seres em desenvolvimento.
Levanta-te e vem para o meio
O Serviço “Levanta-te, Vem para o Meio”, que tem por missão promover, com excelência, a pessoa com deficiência, articulando e desenvolvendo ações sustentáveis de inclusão, através da mobilização de parceiros, oportunizando meios e condições para o pleno exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade fraterna, justa e solidaria.
Para tanto, a ASA oferece cursos para que os participantes tenham mais condições de empregabilidade e competitividade. Ao tornar as pessoas economicamente ativas, a ASA possibilita o resgate da dignidade e da cidadania, com melhoria da autoestima de cada um dos alunos dos cursos oferecidos. Os cursos são elaborados a partir de uma análise das exigências do mercado de trabalho, da demanda de vagas e das perspectivas de abertura de oportunidades para receber esses profissionais. Propicia-se, dessa maneira, a passagem de pessoas com deficiência de uma situação de virtual inatividade, para uma situação de trabalho competitivo ou especial, condição fundamental para sua inclusão na sociedade.
Por Flalrreta Alves