“Bem aventurada aquela que acreditou”, será o tema do novenário e festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina e titular da Igreja Catedral, que acontece de 6 a 15 de setembro.
“A mãe é aquela que caminha conosco, luta conosco e aproxima-se incessantemente do amor de Deus. No domingo, dia 15, teremos às vésperas e a procissão, saindo da igreja Nossa Senhora do Amparo até a igreja catedral Nossa Senhora das Dores, onde será celebrada a santa missa pelo nosso Arcebispo”, explica Zé Lula, coordenador de divulgação dos festejos.
O novenário de Nossa Senhora das Dores reúne grupos pastorais e paróquias de toda a Arquidiocese. Para 2019 a programação inclui alvorada, animação, leilão e quermesse, organizados pelos grupos de jovens, casais, pastorais, padres, apostolado da oração e grupos de diferentes foranias da Arquidiocese.
Confira a programação:
(Clique à direita para passar as imagens com a programação em cada dia da novena e festa)
Nossa Senhora das Dores
Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.
A Igreja da Mãe das Dores é a casa de muitos fiéis. Localizada na Praça Conselheiro Saraiva, no centro da cidade, teve sua origem com o lançamento da pedra fundamental em 25 de março de 1865. E em 1903 através da bula Supremum Catholic Ecclesian, o então Papa Leão XIII determinou a criação da Diocese do Piauí tendo como sede episcopal a Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Por Flalrreta Alves