Sob a temática das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para o quadriênio 2019-2023, a catequese da Arquidiocese de Teresina está realizando a XI Semana Catequética Arquidiocesana. O evento teve início na noite da última segunda-feira (05) e segue até esta sexta-feira (09) no Auditório Paulo VI, reunindo 235 catequistas.
O bispo de Parnaíba e presidente do Regional Nordeste IV, Dom Juarez Sousa, esteve como conferencista na noite da última terça-feira (06) e falou sobre a Iniciação à Vida Cristã e a animação bíblica da vida e da pastoral. “A Palavra de Deus é básica e fundamental. Sem ela não pode haver a catequese, nem tampouco a catequese de orientação catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã. Nesse momento, as diretrizes são chamadas de pilares, aquilo que sustenta a casa, que é a comunidade missionária”, ressalta o bispo.
Um dos principais objetivos da Semana Catequética é proporcionar uma formação permanente aos catequistas. “Como discípulos nós precisamos sempre estar aprendendo do mestre e com o mestre. Então nosso objetivo forte é conhecer mais a pessoa de Jesus Cristo, para de fato anunciá-lo a tantas pessoas que ainda não o conhecem”, afirmou o coordenador arquidiocesano de catequese, Edmilson Alves.
Para o catequista Andrenilton Ferreira, o momento fornece uma experiência para melhor servir na catequese. “Essa semana vem contribuindo cada vez mais para a formação do catequista, já que ela é continuada. Como a nossa ação catequética é delineada a partir dos documentos da Igreja, precisamos entender a forma de ação, para intensificar cada vez mais nossa missão”, afirma.