Hoje a Santa Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo, título dado à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita.
Em comemoração à data, a Ordem Carmelita em Teresina realizou a novena da padroeira, com a entrega dos escapulários aos leigos e fieis que participaram da formação. No dia da padroeira do Carmelo (16), a celebração contou também com a primeira profissão de duas irmãs que emitiram os votos de castidade, pobreza e obediência.
“O nosso curso de formação foi realizado no sábado (13) e contou com dezenas de pessoas, onde ao final fizemos a imposição dos escapulários para 40 pessoas”, afirma a irmã Teresa da ordem carmelita em Teresina.
Para receber o escapulário das irmãs carmelitas é necessário participar de um curso oferecido pela Ordem. O curso realizado no mosteiro do Carmelo é totalmente gratuito.
A entrega do escapulário é um ato significativo em representação ao objeto que Maria mãe de Jesus entregou a São Simão Stock, enquanto esse rezava por intercessão divina para proteção dos religiosos perseguidos na época.
Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
Segundo a história da igreja, a Obra Carmelita só vingou devido à intervenção de Maria, que através do terço rezado por São Simão Stock, no dia 16 de julho, Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.
A partir desse relato, vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.
Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor” nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora.
O Carmelo de Santa Tereza D’Avila e São João da Cruz (Arquidiocese de Teresina) fica localizado no bairro Angelim, zona sul de Teresina.