Renovar os valores da vida através de convivência e habilidades é umas das propostas do Centro de Convivência Jatobá, uma parceria da Ação Social Arquidiocesana – ASA e Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcasp).
Localizado no Bairro Angelim (Forania Sul II de Teresina) o espaço iniciou os trabalhos dia 8 de julho deste ano e funciona nos períodos manhã e tarde, oferecendo atividades para o envelhecimento ativo, todas monitoradas por psicólogos e pedagogos contratados pela Prefeitura de Teresina. De acordo com a coordenadora, 250 idosos devem ser atendidos.
“Já estamos percebendo que os idosos estão empolgados e dispostos a saírem de casa. O espaço também proporciona conhecimentos sobre os direitos e esperamos que os participantes tenham consciência para saber reivindica-los e superar as situações que possam acontecer por conta da idade. Aqui também será possível encontrar apoio para quem está em isolamento”, declara Estefani Santos, coordenadora do espaço.
O local terá coordenação direta da ASA, e vai oferecer aos acolhidos serviços de artesanato, jogos, cartonagem, pintura e atividades motoras, sempre com o objetivo de proporcionar uma boa convivência. Além disso, serão disponibilizadas oficinas que envolvem também o resgate histórico. Para participar, é necessário ter mais de 60 anos de idade e estar inscrito no Número de Identificação Social-NIS.
A inauguração oficial do Centro, com a presença do clero de Teresina e representantes da prefeitura deve acontecer no segundo semestre do corrente ano.
Por Flalrreta Alves