A missa dos caminheiros e migrantes reuniu centenas de pessoas em um posto de abastecimento localizado na BR 316, Km 9 de Teresina (Piauí). A ação foi desenvolvida pela Pastoral de Rua e Pastoral do Migrante que busca ser presença ambulante da Igreja nas estradas do Brasil e também ajudar na organização social dos motoristas profissionais.
Celebrada pelo padre João Paulo Carvalho (também coordenador da pastoral de rua) o momento aconteceu no último domingo (30) no espaço aberto do Posto Cacique, e contou com a participação de caminhoneiros e da comunidade da forania Sul II da capital do Piauí.
“A Pastoral do Migrante marca presença em viagens e durante as visitas aos estabelecimentos rodoviários, como postos de combustíveis, restaurantes, oficinas e borracharias. Tais visitas tem como finalidades criar um ambiente de amizade nas estradas e valorizar, pelo Evangelho, quem vive e trabalha nas estradas. Para conseguir isso, os agentes usam conversas fraternas e celebram missas, em geral, a cada dois meses”, explica Socorro Oliveira, coordenadora da Pastoral do Migrante.
O evento realizado no domingo (30) teve início às 8 da manhã com a Celebração Eucarística. Após a missa foi oferecido um café da manhã aos participantes, palestra sobre saúde, churrasco, música ao vivo e sorteio de brindes.
“Tivemos também stands de algumas empresas que colaboram com o evento e conduzimos algumas brincadeiras com os caminhoneiros. Tudo de forma cronometrada para que não ficasse cansativo ou demorado, pois a maioria estava ali só de passagem e logo seguiriam pela estrada”, acrescenta a coordenadora.
Os profissionais da estrada (caminhoneiros) costumam ser marcados por dois pontos firmes em suas vidas: Deus e a família. Nesse sentido, a Pastoral oferece as oportunidades para fortalecimento da fé junto à santa Igreja, onde, através da Arquidiocese de Teresina, inclui em seu calendário ações fixas de acolhimento e evangelização voltadas a esses profissionais.
Por Flalrreta Alves