O Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrado anualmente em 27 de junho, e como parte da programação da visita pastoral missionária, esse ano a celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Brito.
A festa solene em honra à Nossa Senhora do Perpetuo Socorro aconteceu na igreja matriz de São José Operário, na Vila Operária, que recebe a segunda visita pastoral missionária do ano, iniciada na quarta-feira (26).
A paróquia realiza semanalmente a novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 14 horários distintos, envolvendo cerca de 20 mil devotos de diferentes paróquias e regiões da cidade.
“O ícone da Mãe do Belo Amor foi entregue aos Missionários Redentoristas pelo Papa Pio IX, para que eles a fizessem conhecida no mundo inteiro. A devoção à missão Redentorista em Teresina já dura mais de 50 anos” explica o padre Washington Luiz, pároco da comunidade redentorista.
A tradição de celebrar a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve origem na Província Redentorista de São Luís, nos Estados Unidos, em 1927. Com o passar do tempo, essa devoção propagou-se pelo mundo todo, chegando a Teresina em meados dos anos 60.
A Visita Pastoral Missionária permite que o Arcebispo conheça, de forma direta, a realidade da paróquia e comunidades locais para melhor servi-la, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito administrativo e pastoral.
“O envolvimento de todos os religiosos, missionários e fiéis representa nossa Igreja em movimento. Como podemos ver nessa noite, em que toda a comunidade veio à matriz proclamar bem-aventurada, aquela em que Deus fez maravilhas”, disse Dom Jacinto durante a homilia.
Para essa edição da Visita Pastoral Missionária, a programação contempla cinco dias de programação intensa nas comunidades, com celebrações, visitas, reuniões e partilha entre os participantes. A programação segue até domingo (30).