A luta contra a dependência química é um caminho difícil que necessita de apoio e muita força de vontade. Pensando nisso, a Fazenda da Paz promove no dia 30 de Junho a décima edição da Caminhada da Fazenda da Paz -“Um minuto pela vida”. Com o tema “Viver sem drogas é dez”, o evento terá a concentração na esquina da Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende, a partir das 7h da manhã.
O coordenador de comunicação da Fazenda da Paz, João Maciel, explica que o objetivo da caminhada é expor o mal que a dependência química acarreta tanto no plano individual, quanto no coletivo, perpassando pelos danos causados no ambiente familiar, ajudando na conscientização. “Debater os temas relativos à dependência química favorece um maior acesso à informação sobre a problemática e facilita o trabalho de prevenção às drogas”, afirma.
Sendo um assunto ainda pouco discutido na sociedade, a novidade desta edição da caminhada está em abranger o alcoolismo presente na maioria dos jovens atualmente. O coordenador salienta que em função disso, o evento terá como ponto final da caminhada a Câmara dos Vereadores do Município, onde está prevista a realização de uma audiência pública na qual será debatida a questão do álcool presente em muitas escolas de Teresina.
A entrada para o evento será 2(dois) Kg de alimentos não perecíveis, podendo ser entregues no escritório da Fazenda da Paz (Rua São Pedro, 1841, Centro, no dia 27 de junho). O encontro é uma oportunidade de conhecimento a respeito da dependência química, sendo uma forma de abraçar a causa e ajudar os necessitados.
Conheça um pouco sobre a Fazenda da Paz
Criada em 1994, a Fazenda da Paz é uma organização não governamental sem fins econômicos, e ao longo de sua trajetória de 24 anos, foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual, idealizada pelo Padre Pedro Balzi, em parceria com leigos católicos da Arquidiocese de Teresina e implantada pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa.
Tem a missão de prevenir, acolher e reinserir dependentes químicos na sociedade brasileira, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vidas e o exercício da cidadania.
Sendo a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudança de vida.
Por Danúbia Rodrigues