No último final de semana , representantes de todas as Dioceses do Piauí estiveram reunidos no município de São Raimundo Nonato para participar da XXVIII Assembleia Missionária. O encontro aconteceu dias 31 de maio à 02 de junho no Centro Diocesando “Dom Inocêncio”. A Arquidiocese de Teresina esteve representada por integrantes da Infância Missionária (IAM) e Comidi.
Durante a assembleia foi estudada a Carta Apostólica de Bento XV, MAXIMUM ILLUD e o Guia do Mês Missionário Extraordinário – MME, para outubro de 2019, cujo tema é “Batizados e enviados à Igreja de Cristo em missão no mundo”, onde foram apresentadas sugestões para o livro da CNBB sobre a missionaridade da Igreja.
“A Igreja nos pede para trabalhar com ênfase no batismo e a missionariade, então vamos enfatizar a familiaridade da cruz missionária para que toda a Igreja abrace a causa da missão” declara Erika Lopes, missionária da IAM.
Conduzida pelo bispo referencial de animação missionária, Dom Eduardo Zielski e pelo coordenador da Comire, padre Leonísio Lira Leal a proposta do encontro também foi planejar como a Igreja vai desenvolver a solicitação do Papa Francisco para o ano de 2019 – o ano do Batismo – onde todos são convidados a ampliar nos grupos, movimentos, pastorais e novas comunidades o tema: “Batizados e enviados, a Igreja de Cristo em Missão no mundo”.
Nessa perspectiva, em julho de 2019, a Arquidiocese de Teresina vai realizar o Congresso Missionário, que vai contar com a participação do Arcebispo Dom Jacinto Brito e do padre Maurício Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).