Com o objetivo de partilhar os contentamentos e adversidades da vida presbiteral, padres da arquidiocese de Teresina, com até 10 anos de ordenação sacerdotal, participaram do encontro de convivência com o Arcebispo Dom Jacinto Brito. O momento que iniciou na manhã de terça-feira (21/05) se estendeu até a tarde de ontem (22/05) no Centro das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, no bairro Memorare.
O momento trouxe luz à missão vocacional dos sacerdotes e contou com a participação de 27 (vinte e sete) padres de diferentes paróquias da Arquidiocese de Teresina e de ordenações variáveis entre zero a dez anos.
De acordo com o padre Isaías Pereira, o encontro foi um momento de muita troca de sabedorias, dificuldades, alegrias, obstáculos e convivência fraterna através de orações e conversas nesse início de ministério. “O objetivo do encontro é exatamente esse proporcionar aos padres novos uma oportunidade de conviver e de trocar experiências e também no encontro, o Dom Jacinto tem colocado os anseios da arquidiocese, o que ela espera desses novos padres, algumas dificuldades que a arquidiocese tem enfrentado e como ela espera que nós, padres, podemos ajudar a enfrentar essas dificuldades”, explica o sacerdote.
Os assuntos debatidos pelos Arcebispo Dom Jacinto envolve várias temáticas, como por exemplo: relação dos padres com a formação dos seminaristas, relação dos padres com a paróquias, as alegrias do ministério, reclamações da população a respeito dos padres, dentre outras. Um momento de espiritualidade e comunhão entre bispos e padres, e também uma ocasião em que o bispo se aproxima da vida cotidiana dos jovens sacerdotes.
Por Danúbia Rodrigues