Acolher os jovens dentro da Instituição de ensino de modo que fé e ciência andem juntas é uma das propostas da Pastoral Universitária, que realizou a quinta Jornada anual no último final de semana.
De acordo com a organização, a Jornada Universitária Católica é a culminância de um trabalho contínuo de espiritualidade e amor, desenvolvido dentro da Pastoral. “É uma contemplação e renovação do nosso serviço pastoral. Após a Jornada oferecemos um novo ciclo de trabalho para apoio e acolhimento ao jovem universitário cristão”, explica Denise Bandeira, integrante da pastoral e da organização da Jornada.
O evento aconteceu no auditório do colégio Magister e contou com a participação de universitários, professores e grupos de oração da Arquidiocese. “Nossa participação aqui é extremamente qualitativa. Com a missão de ação divina dentro da instituição superior, para que pelo nosso testemunho possamos vivenciar a fé como uma ação do homem, porém divina, de forma que incentivemos os outros que lá estão”, declara o coordenador da pastoral, diácono Kleiton Fernandes.
Um dos debates durante a jornada, diz respeito ao reconhecimento e identificação do cristão dentro do campo universitário. “Ao utilizar elementos religiosos como camisetas e crucifixos, alguns dos nossos jovens cristãos são hostilizados dentro do ambiente acadêmico. Não podemos nem devemos ter medo dessas reações, pois não devemos fugir daquilo que somos. Pelo contrário, vamos nos apresentar aos outros e nos unir a todos os grupos de oração que existem, interagindo uns com os outros, caracterizados com nossa fé e nosso trabalho com a ciência”, explica o diácono.
Esse apoio e acolhimento no sentido de união trazem frutos aos jovens que servem de testemunhos para outros. Um desses jovens é Anderson do Nascimento, estudante do curso de pedagogia que participou da jornada ano passado e tem perseverado na sua proposta cristã de oração e apoio aos jovens universitários.
“Estou aqui como fruto plantado dentro da instituição e a missão dentro da universidade está sendo um ponto de apoio e união, principalmente ao jovem que chega ao final do período desestimulado por falta de uma palavra amiga e fé em Deus. Estamos lá para mostrar quem somos e acolher a todos, independente da religião”, declara.
Com o tema “Cristão Universitário em Ação: uma afirmação da fé na Formação Acadêmica”, tanto a jornada como a pastoral universitária realizam um trabalho efetivo de consciência e visibilidade de quem está atuando na esfera da fé em ciência, alcançando jovens em grupos de oração e jovens universitários de uma forma geral.
Seguindo o trabalho continuado que se inicia a partir desse tema, será realizado também a pós-jornada. “Um trabalho que se inicia nessa jornada, e daremos continuidade até a próxima”, reitera o diácono Kleiton.
A pós-jornada será realizada dia 15 de junho também na sede do grupo Magister.