A Arquidiocese de Teresina acolheu, na última sexta-feira (17), o seu mais novo sacerdote: Pe. Francisco Aquino. A celebração foi realizada na diaconia Nossa Senhora das Dores, em Olho D´água do Piauí, aonde viveu desde os seus oito anos idade. Toda a comunidade testemunhou o SIM do ordenado ao chamado de Deus e pela imposição das mãos do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, o neo-sacerdote recebeu o sacramento da Ordem.
Francisco Aquino é filho de Francisco Ferreira Aquino e Nazaré Maria da Conceição e é o único homem de quatro irmãos. Os pais, ressaltam com alegria a realização do filho em ser padre. “Só Deus sabe o quanto estou feliz! Desde criança ele queria ser padre, as meninas brincavam com as bonecas e ele queria batizar as bonecas, agora Deus permitiu que ele chegasse até aqui”, afirma a mãe. Da mesma forma, o seu Francisco Aquino, pai do padre Aquino, agradece a Deus pelo sacramento que o seu filho recebeu. “É uma emoção muito grande”, afirma.
Depois que entrou no seminário, em 2010, padre Aquino despertou seu interesse pela Linguagem dos Sinais, realizando seus estudos em libras. E isso foi um importante aspecto que marcou a sua caminhada rumo ao sacerdócio. Na celebração de ordenação, membros da Pastoral dos Surdos de Teresina estiveram presentes, interpretando em libras, toda a missa.
Para o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, é com muita alegria que a Igreja acolhe mais essa ordenação presbiteral. “Nos sentimos assim, cercados por uma aura de alegria e de gratidão, por ser o terceiro padre que estamos ordenando este ano. E o padre Aquino guarda uma característica que vem do interior do estado. As vocações surgem em toda parte, às vezes de onde não se espera, Deus é livre para escolher o que Ele quer e como Ele quer e nós estamos felizes por isso”, destaca.
A missão de Pe. Aquino apenas começou! Por enquanto, ele continua auxiliando na Paróquia São Bernardo, no povoado Centro do Designo, no município de Miguel Alves (PI). Para o recém-ordenado, o momento é de gratidão a Deus por estar vivenciando a realização de seu sonho. “Esse é meu sonho, desde criança eu senti um chamado para exercer o ministério sacerdotal. Eu estou muito feliz, por ter minha família reunida, meus amigos, todo o povo de Deus aqui reunido, rezando por mim. Peço que continuem com essas orações”, afirma padre Aquino.
Fotos: Fernando Viana