“Milhares de pessoas deixam as suas casas, deixam o conforto de um domingo a tarde no seu lar, e vão caminhando, se juntando aos outros na quentura do asfalto, na alegria do canto, na força contagiante do entusiasmo da fé, proclamando que Cristo é o Senhor, dizendo com o coração cheio de alegria que ele vive e está no meio de nós”, descreve Dom Jacinto Brito, bispo da Arquidiocese de Teresina, durante homilia da missa de Páscoa.
A celebração aconteceu no Complexo turístico da Ponte Estaiada, após a procissão luminosa do “Teresina Ressuscita com Cristo”, evento que já faz parte do calendário católico teresinense e conta com a participação de milhares de fieis celebrando a vitória de Cristo sobre a morte, ápice da fé cristã. Durante proclamação do Glória, fogos de artificio entoavam o momento em que a representação da imagem de Cristo ressuscitado surgia por cima do palco montado para o evento.
“Nosso Deus é o Deus do impossível, um divino que nasceu de uma virgem e saiu de um sepulcro fechado por pedra. Ele nos surpreende com os sinais do seu amor, com gestos de misericórdia e perdão. Nos surpreende com essa procissão cheia em pleno domingo de páscoa quando muitos diziam que o povo não viria pois estava viajando”, diz Dom Jacinto.
Mais de 10 mil fiéis participaram do evento que teve início às 16h no parque Nova Potycabana. Com louvores, apresentação, encontros e animação, a multidão prosseguiu com o lucernário, momento em que as velas são acesas, dando início à procissão. A animação ficou por conta de padre Jardel e banda Mais Fides. “A emoção de está participando é indescritível, todo mundo na alegria de Cristo ressuscitado faz a gente ressuscitar também”, diz a fiel Ana Beatriz Silva que participa desde a primeira edição do “Teresina Ressuscita com Cristo”.
Participando pela primeira vez e acompanhado da família, Francisco Sousa comenta: “quem veio está no melhor lugar para aproveitar a data. Bem organizado e com segurança, a gente se sente a vontade e com a família toda alegre. Espero vir todos os anos”, diz o participante.
Nos últimos dois anos a Arquidiocese tem escolhido uma paróquia para apadrinhar o evento, que junto com a organização, fica responsável pela animação e divulgação do Teresina Ressuscita com Cristo. Este ano a paróquia madrinha escolhida foi a Cristo Libertador (Renascença II), localizada na zona Sudeste. “Com esse trabalho que desempenhamos, a paróquia toda melhorou, os padre vestiram a camisa, os paroquianos vestiram a camisa. E nós agradecemos a Deus e Dom Jacinto pela confiança depositada em nós para esse grande evento em Teresina”, declara padre Paulo Fernandes, pároco da paróquia Cristo Libertador.
O evento se segmenta e qualifica com a presença da comunidade nessa festa. E para seguimento da missão da fé, a procissão de 2020 já está encaminhada e a Paroquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro vermelha, foi anunciada como paróquia madrinha “No próximo ano teremos 60 anos da paróquia de Lourdes, que sempre sai muita luz para a diocese, então nós queremos mais uma vez externar essa luz”, pontua o padre Antônio Cruz, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
A Páscoa é a principal festa religiosa católica. Celebrá-la com em festa com os cristãos mantém a Igreja viva e atuante como pede o evangelho.
Por Flalrreta Alves
Fotos: Pascom Paróquia Cristo Libertador