Entendida como uma experiência espiritual para lembrar o caminho de Cristo para o Calvário, e o sofrimento vivido por ele, a Via Sacra é um exercício recomendado pela Igreja Católica durante às sextas-feiras, principalmente às sextas da Quaresma.
Composta por 15 estações, o momento de espiritualidade pode ser feito na igreja, junto à comunidade, ou em casa, de forma individual, o importante é seguir a liturgia preparada para o rito, com imagens e leituras adequadas lembrando as dores de Cristo em solidariedade ao outro. “A via Sacra é uma experiência para nos configurar com nosso Senhor para que nós sejamos solidários com os sofredores do mundo de hoje. Este é o grande exercício do seguimento de Jesus, que fez o bem para mim para que eu faça o bem para outros. Então celebrar de forma individual, impiedoso e de crescimento espiritual em que cada um se basta não é exercício cristão. O exercício cristão é aquele que nos leva a amar como Jesus amou”, explica o padre Amadeu Matias.
Os exercícios individuais são necessários para cultivar o interior e ajudar a viver aquilo que Jesus viveu e proclamou, sempre falando em amor, fazer o bem e perdoar os inimigos. Por isso a recomendação é que, durante o exercício da Via Sacra, seja colocado em solidariedade e pensamentos os sentimentos vividos por Jesus enquanto carregava a cruz. “O que Jesus sentia enquanto caia pelo caminho do Calvário? O que ele sentia enquanto encontrava sua mãe? O que ele sentia enquanto era lançado na cruz sem esmorecer e perder a fé em sua missão?”, orienta padre Amadeu.
A Via Sacra é organizada por cada paróquia. Na Forania Centro, a tradicional procissão de Bom Jesus dos Passos acontecerá no dia 12/04, saindo da igreja Catedral Nossa Senhora das Dores e percorrendo as ruas do centro da cidade. Na sexta-feira santa (19), será realizada a procissão do Senhor morto, com Jesus no caixão.
Por muito tempo a Via Sacra terminava na 14ª estação, com o sepultamento de Jesus. Mas vivendo a realidade do milagre da vida, a recomendação é seguir até a 15ª estação que recorda a ressurreição. “Em Teresina temos a oportunidade de vivenciar as duas celebrações de forma ampla, através da Arquidiocese. Na sexta-feira, com a procissão de Nosso Senhor Morto, realizando a Via Sacra pelas ruas da cidade, e no domingo de Páscoa, celebrando a ressurreição com toda a comunidade cristã durante o Teresina ressuscita com Cristo”, pontua o padre.
Algumas paróquias divulgaram sua programação. Procure sua paróquia e participe da Via Sacra.
Por Flalrreta Alves