Com a proposta de formar uma equipe nas foranias, para facilitar o trabalho de animação missionária, o Conselho Missionário da Arquidiocese de Teresina (COMIDI) tem realizado formações e assessoramento às comunidades pastorais da Arquidiocese.
“Já fomos na área pastoral Nossa Senhora de Fátima, Santos Jacinta e Francisco no bairro Parque Brasil, Paróquia São Francisco de Assis no bairro Cidade Nova, Paróquia Santa Luzia no Promorar e na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Esplanada”, declara o coordenador da Comidi, José Lopes.
As formações são solicitadas pelo pároco da comunidade. No último domingo (16), a Pastoral esteve no município de Regeneração (150 Km de Teresina) para um momento de formação e informação missionária. A construção aconteceu durante o último domingo (16) na paróquia de São Gonçalo. Momento que contou com a participação do padre Robert, administrador paroquial e todos os setores da paróquia.
“Essa foi a quinta visita paroquial do ano. A pastoral visita duas paróquias por mês para fazer a mesma formação nas paróquias que solicitam. Em Regeneração, por exemplo, as missões da paróquia estão articuladas, e já montaram uma programação da semana missionária a ser realizada no mês de julho com apoio e participação efetiva da COMIDI”, reitera o coordenador.
As temáticas das formações são baseadas nos princípios missionários e seguem a mesma programação em todas as paróquias:
-Batizados e enviados, como eixo principal do compromisso missionário
-Animação missionária da igreja, conforme documento de estudo da CNBB 108
-COMIPAs conceitos e práticas
“Acredito que as formações que estão sendo feitas nas paróquias da arquidiocese despertam nas pessoas um sentimento pastoral de conjunto, ou seja, os envolvidos estão observando o quanto é importante todos terem a mesma sintonia em relação ao trabalho pastoral, que não é só um grupo responsável pela missão da Igreja, e sim todos os agentes, pois cada um sendoIgreja são responsáveis pela sua missão”, pontua José Lopes.As próximas atividades devem acontecer na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Palmeirais.
Por Flalrreta Alves