A Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Teresina foi beneficiada por um decreto estadual que garante almoço gratuito no Restaurante Popular do Piauí aos assistidos pela Pastoral. O documento foi assinado pela governadora em exercício, Regina Sousa, na última sexta-feira (08) e beneficiará quase cem pessoas.
“Nas casas de acolhimento oferecemos cidadania através de cursos profissionalizantes e assistência psicossocial. Com a participação do Estado no oferecimento do almoço, teremos condições mais firmes para complementar nossa missão, uma vez que muitos nos procuram pela alimentação e nem sempre era suficiente”, comenta o coordenador da Pastoral, padre João Paulo Carvalho.
A Pastoral ficará responsável pelo cadastro dos assistidos e pela distribuição das refeições que serão levadas à casa de acolhimento para que os frequentadores, devidamente registrados, possam se alimentar dignamente. “O restaurante é frequentado por profissionais de vários setores, como bancários, pessoas do comércio e estudantes. Por que não dividir com as pessoas em situação de risco, os mais necessitados, um almoço bom e com preço acessível?”, comentou a governadora em exercício, Regina Sousa, durante assinatura do decreto.
Oficialmente o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) não registra a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade (moradores de rua) uma vez que não é possível identificar o endereço e com isso Estado brasileiro não tem políticas públicas para pessoas que moram na rua. No entanto, em Teresina, a Igreja dispõe de duas casas com espaço acolhedor para essa camada da sociedade.
Através da Pastoral do Povo da Rua são oferecidas atividades variadas, como assistência psicológica, aulas de atividades artísticas e grupos de discussões sobre os direitos e as políticas públicas em relação à população de rua. Por não ter um número fixo de participantes, a Pastoral necessita de investimentos constantes, para que a estrutura possa ser mantida. Existe a possibilidade de ser um benfeitor (através de doações financeiras via conta bancária), doações materiais de alimentos para lanches e material de limpeza ou ainda se realizar um trabalho voluntário, de acordo com o padre João Paulo Carvalho.
A Pastoral do Povo da Rua desenvolve o trabalho de assistência durante todo o ano, com acolhimento, evangelização e ajuda psicossocial a moradores desabrigados. Quem desejar fazer parte do grupo de voluntários pode entrar em contato através dos números (86) 99978-8088/ (86) 99500-6446. Para quem deseja fazer uma visita, o endereço da casa é Rua Anísio de Abreu, número 702. Centro/Sul. As informações bancárias para contribuição são: Banco do Brasil- Agência 4. 249-8, Conta Corrente 11.348-4.
Por: Flalrreta Alves