Em março desse ano o Encontro Matrimonial Mundial vai realizar em Teresina o 1º FDS: Um fim de semana voltado para o fortalecimento da união de casais que estão aptos a contrair o matrimônio. A programação vai ocorrer durante três dias (15,16 e 17) e deve contemplar temáticas com foco nos relacionamentos. O encontro será na Casa de Retiro Santo Afonso, localizada na região do Socopo.
Para esse momento a organização convoca ainda religiosos (as) e sacerdotes. Estes também devem participar, pois uma das temáticas abordadas é a intersacramentalidade. Termo próprio utilizado para definir o desafio mútuo que casais, sacerdotes e religiosos(as) assumem através da forma de viver em plenitude e fieis aos ensinamentos do Pai.
Antônio Gomes das Neves e esposa Vera Lucia de Sousa Neves integram a equipe arquidiocesana do FDS e reforçam que essa experiência visa fortalecer o relacionamento através do diálogo.
“Nesse encontro denominado Fim de Semana – FDS, os participantes são orientados a abordar áreas do seu relacionamento por meio de uma técnica especial e exclusiva de comunicação e escuta. A especialidade do Fim de Semana – FDS é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus”, explica.
O EMM teve seu início na Espanha, na década de 50. O idealizador foi o sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo. “Durante o trabalho com jovens e adolescentes, o padre percebeu claramente que a comunicação entre os pais, trazia reflexos diretos no comportamento dos filhos. Jovens com facilidade de relacionamento em grupos vinham de famílias onde os pais tinham alguma comunicação entre si, e jovens com dificuldades de relacionamento com os amigos eram filhos de pais que não se comunicavam no casamento”, esclarece Antônio Neves.
Esta experiência visa fortalecer o relacionamento através do diálogo e foi levada da Espanha para os Estados Unidos e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países no Brasil. Iniciou em 1976, como Encontro do Diálogo e em 2003 retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, em unidade com a Família do Encontro Matrimonial no mundo todo. No Piauí seu início foi em 2006. Em nível de Arquidiocese o diretor espiritual é o padre Daniel Rodrigues.
Para esse encontro uma das missões é proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo, através do carisma do EMM: a fé através do relacionamento. “O processo de formação e conscientização dentro do Fim de Semana inicia-se através do autoconhecimento, tem continuidade na proximidade e intimidade que geram a unidade no relacionamento e culmina na consciência da necessidade de refletir, através do testemunho de vida, o Sinal do Amor de Jesus pelas famílias”, diz convidando Antônio.
Ao longo de 2019 serão quatro FDS. A primeira edição agora em março será seguida pelos encontros na cidade de união (abril) e retornando os momentos para Teresina em agosto e novembro. Aos interessados o investimento é de R$ 260,00 por casal. Esse valor inclui hospedagem e alimentação durante dos dias de encontro.
Para mais informações a organização disponibiliza os telefones (86) 99933-6995, (86) 98804-6830 e (86) 99447-2015.
Por Vera Alice Brandão