Há três anos em Teresina a Fraternidade Missionária Maria Mãe de Deus, leva os carismas marianos para aqueles que mais necessitam. Através de várias atividades realizadas com moradores de rua e dependentes químicos, a fraternidade tem a oração do terço como uma prática constante. A fraternidade foi fundada pelo Frei João Maria em São Luís (MA), atualmente possui também uma casa de apoio em Teresina (PI), que fica localizada no centro da capital e 14 pessoas são diretamente atendidas.
O fundador ressalta que os trabalhos começaram a ser feitos em parceria com a Pastoral de Rua, com a distribuição de sopa à noite. Através disso, foi possível conhecer de perto a vida daquelas pessoas que moram nas ruas e enfim dar início ao projeto de evangelização. “Começamos a fazer um acompanhamento nas ruas, até chegar ao ponto de convidá-los para conhecer nossa casa, então fazemos um trabalho de triagem, onde a gente vai acompanhá-los até uma casa de recuperação, alguma chácara, que possa possibilitar a eles uma mudança de vida diante dessa droga que tem matado tantas pessoas.” afirma frei João Maria.
Histórias de vida como a de Sabino Manoel tomaram um rumo diferente, depois de conhecer a fraternidade, e de ter experimentado de perto o amor de Deus através da intercessão de Maria. Depois de quase dois anos na fraternidade, hoje ele é servo e da o seu testemunho. “Hoje minha vida é muito boa, eu andava na rua, usava drogas, sofri muito, perdi minha família e quase ia perdendo a minha vida… Eu lutei e Deus me ajudou, a partir do momento em que você procura mudança, você acha, porque Deus nunca nos abandona”, relata Sabino.
Além de Sabino, Antônio Júnior também teve a sua vida transformada. Hoje o ex-morador de rua é instrutor de artesanato na fraternidade e louva a Deus pela libertação do vício das drogas e ainda contribui com a fraternidade através de sua arte. “hoje é uma vitória pra mim, que estava nas ruas, arrasado pelo crack, arrasado por todos aqueles defeitos de caráter que me consumiam. E graças a Deus conheci a fraternidade, conheci esse amor que os irmãos tem, o amor de Maria. E foi o que me deu forças para conseguir essa vitória”, afirma Antônio.
A Fraternidade Missionária Maria Mãe de Deus recebe diariamente cerca de 30 pessoas das ruas que vão até a casa para buscar refeições. A fraternidade sobrevive somente através de doações, toda e qualquer ajuda é bem-vida (alimentos, produtos de higiene ou mesmo ajuda financeira). Além disso, conta também com a ajuda das irmãs da mesma fraternidade, que realizam um trabalho em conjunto. Além de distribuir refeições, a oração faz parte da rotina dos servos. E a principal característica da fraternidade Missionária Maria Mãe de Deus é o acolhimento para renovar vidas.
Por Ana Paula Lima