A Comissão de Pastoral Arquidiocesana convoca padres, diáconos, religiosos (as), além de leigos (as) e representantes de Institutos para participarem das Assembleias das Foranias. Um calendário foi definido pela Comissão de Pastoral Arquidiocesana no sentido de sediar os encontros que visam o avanço da ação pastoral. A primeira reunião está agenda para o dia 23 de fevereiro e será na área de abrangência da Forania Sul II, no Centro Pastoral do Parque Piauí. O calendário de encontros vai se encerrar dia 31 de março com os representantes da Forania Centro.
De acordo com o padre Gonçalo Teixeira, que coordena a Comissão de Pastoral da Arquidiocese, a caminhada pastoral exige essa dinâmica de momentos formativos e de espiritualidade com o objetivo de cada vez mais sermos uma ‘Igreja em saída’.
“Cada Forania precisa dispor de um Conselho de Pastoral formado por padres (Vigário Forâneo), diáconos, religiosos (as) e pelas lideranças, cristãos leigos (as) das pastorais movimentos e serviços. Quando as Foranias conseguem viver bem sua missão pastoral, fortalecem diretamente a vida pastoral diocesana. Se as mesmas não conseguirem vivenciar sua dimensão pastoral, a diocese passará por dificuldades pastorais também. E para que a Forania possa caminhar bem pastoralmente, é necessário que as paróquias, que a ela pertencem, estejam caminhando bem pastoralmente. Bem como as comunidades de cada paróquia desta Forania. É como uma engrenagem. Essa engrenagem culmina na vida pastoral diocesana e no bem de todos os cristãos que compõem a diocese”, explica o sacerdote.
Nesses encontros, adianta padre Gonçalo, estarão em pauta os frutos dos direcionamentos dos trabalhos que foram definidos ainda no ano de 2015 quando aconteceu a Assembleia de Pastoral Arquidiocesana (XIV). Esse encontro foi o palco de orientações importantes para nossa Igreja, relembra.
“Nosso intuito é avaliar a caminhada pastoral na Forania tendo como elemento motivador as prioridades elencadas na última Assembleia. São elas: Catequese de Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal, Formação e Missão. Diante deste belo contexto, cada Forania realizará a sua Assembleia em comunhão com as prioridades diocesanas, pois a cada dia estamos convictos de que a Forania e consequentemente a nossa Arquidiocese alcançará belos frutos na evangelização. Entendo que se nossas Foranias assumirem, com verdadeiro empenho, a sua missão de ser instância imediata para as paróquias, em se tratando de organização, planejamento, animação, vivência de unidade, compromisso e participação concreta na vida diocesana, teremos a certeza que estamos no caminho certo”, acrescenta o padre.
E fazendo memória nesse trajeto, a Assembleia das Foranias ajuda a preparar a XV Assembleia Arquidiocesana que já tem data para acontecer. Será dias 14, 15 e 16 de junho de 2019. O sacerdote explica que cada encontro vai gerar um relatório que deve ser enviado para a Comissão de Pastoral. Durante a Assembleia serão escolhidos ainda os novos representantes do seguimento laical e vida consagrada, religioso (a) para representar a Forania no Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
E como esse acompanhamento das práticas nas foranias se dá de forma mensal, o padre Gonçalo Teixeira adianta os frutos que a nossa Igreja colhe em termos de unidade a partir das prioridades escolhidas na Assembleia de Pastoral.
“Podemos citar muitas conquistas como um maior envolvimento do corpo da Igreja pois muitas paróquias sediaram tardes missionárias com encontros de reflexão e espiritualidade contribuindo para o fortalecimento da fé. Outro ganho foi a revitalização da Infância e Adolescência Missionária além da criação da Escola de Catequética com formação permanente dos catequistas forâneos”, diz finalizando
Calendário das Assembleias por Foranias:
Sul II – 23/02 – Local: Centro Pastoral do Parque Piauí
Leste – 16/03 – Local: Paróquia Imaculada Conceição – Vila Bandeirante
Rural III – 23/03 – Local: Salão Paroquial Miguel Alves
Sudeste – 23/03 – Local: Paróquia Nossa Senhora de Aparecida – Renascença I
Norte II – 24/03 – Local: Centro Pastoral – Paróquia São Paulo
Rural I – 30/03 – Local: Centro Pastoral de Água Branca
Rural II – 30/03 – Local: Elesbão Veloso
Sul I – 30/03 – Local: Salão Paroquial – Paróquia Cristo Rei
Centro – 31/03 – Local: Centro Paroquial – Paróquia Nossa Senhora das Dores (Catedral)
Por Vera Alice Brandão