No último domingo (10) a Arquidiocese de Teresina criou a Paróquia Beata Irmã Dulce dos Pobres, localizada na Forania Sul II. A apresentação do novo pároco e vigário foi realizada durante uma missa presidida por Dom Jacinto Brito, na igreja matriz da nova paróquia. Essa é a segunda paróquia criada em 2019, com o intuito de aproximar cada vez mais a Igreja dos cristãos.
Antes de se tornar paróquia, a diaconia foi administrada pelo diácono Paulo Afonso Lopes, que acompanhou desde o início toda a missão de evangelização. Para ele os fiéis são abençoados e tem uma participação ativa na vida pastoral. “Queremos destacar três pontos: primeiro o acolhimento dessa comunidade, do pessoal, dos membros; segundo o grande desejo deles de caminhar, de estar juntos nas alegrias e tristezas e o terceiro momento é este dia, em que o próprio Evangelho nos convida a lançarmos as redes para as águas mais profundas, sem medo e com fé. A caminhada dessa comunidade foi exatamente isso, foram pessoas que lançaram suas redes, confiaram e Deus agora presenteou todos eles com dois padres”, afirma.
Diácono Paulo vai assumir uma nova diaconia na região da Santa Maria da Codipi III. Para administrar a nova paróquia, vieram do Maranhão os Frades Franciscanos Conventuais: Frei Josué Oliveira é o pároco e o Frei Gleison Conceição assume como vigário paroquial.
Para o Arcebispo de Teresina, o momento é de alegria ao anunciar a criação de mais uma paróquia. “Para nós é uma imensa satisfação poder dizer a todos os irmãos e irmãs que é a segunda paróquia que estamos criando neste ano: uma com sede na zona rural, São Bernardo de Claraval, com um padre que com uma semana de ordenado assumiu a nova comunidade paroquial. E agora a Paróquia Beata Irmã Dulce dos Pobres. Estamos felizes com a chegada dos frades Franciscanos Conventuais e a certeza é de que, com dois padres residentes, a comunidade terá uma boa assistência e eles ainda poderão dar suporte para outras necessidades da Arquidiocese”, destaca Dom Jacinto.
A Paróquia Beata Irmã Dulce dos Pobres possui seis comunidades na região da Vila Irmã Dulce. Para o novo pároco a missão é desafiadora, mas ele acredita que a presença do Senhor encoraja cada passo na evangelização. “Mais importante é quando a gente se doa na evangelização do reino. As coisas de Deus fortalecem cada vez mais o nosso carisma franciscano. Nós estamos dispostos a servir, a ir ao encontro do outro para anunciar o Evangelho a todas as criaturas”, afirma Frei Josué.
Por Ana Paula Lima