Por conta do feriado prolongado de Carnaval, a Igreja Católica promove retiros com a certeza de que esses cenários despertam cada vez mais o surgimento de vocações. E são os frutos vocacionais, além do chamamento para mais intimidade com Deus, que motivam a Arquidiocese de Teresina a ofertar encontros que aproximem, em especial, a comunidade jovem, dos ensinamentos do Pai.
Em nossa Igreja Particular duas Comunidades Católicas, Shalom e Ore promovem retiros de carnaval. Para a organização de ambos os momentos, a confirmação é de que em dias de festa e aglomerações por conta do Carnaval, muitos católicos buscam nos retiros a oportunidade para se divertir e viver uma espiritualidade de uma forma mais intensa.
“Esse ano, nosso Retiro Renascer será de 03 a 05 de março, no Ginásio Verdão. E nós acreditamos que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para cair na folia, viajar ou simplesmente descansar. Mas, em especial para os católicos, que querem tirar os dias de folga pra louvar a Deus, essa é uma opção saudável e que converge com as orientações cristãs e que preenche o coração com um amor que não acaba.”, diz Joyce Amorim da Comunidade Aliança.
Ainda de acordo com a representante da comunidade, é válido destacar o Carnaval como um momento cultural do povo brasileiro. Mas também uma oportunidade de encontro com Deus. “É importante destacar o Carnaval como um momento festivo, cultural , mas que também o cristão, o católico, deve ter seu coração voltado pra Deus, de tal forma que a experiência de fé nos reporte a dias de fortalecimento da fé e dessa maneira a gente possa experimentar muito bem esses dias com mais tranquilidade e oração”, afirma.
O Retiro da Comunidade Católica Shalom tem inscrições gratuitas e esse ano vai trabalhar a temática ‘Cristo é nossa Paz!’. Os interessados não precisam fazer inscrição de forma prévia. Basta apenas comparecer ao local do encontro.
Outra característica desses momentos é que além de diversão saudável, as atividades desenvolvidas nos retiros buscam mostrar que é possível para o católico vivenciar a verdadeira alegria, longe dos vícios. É sabido que Retiro é uma espécie de afastamento temporário das atividades para conversar com Deus e refletir sobre a vida. Normalmente são conduzidos por padres com a participação de pregadores. A marca que deixa é o fortalecimento da fé.
A outra opção é o Retiro da Comunidade Ore que terá uma novidade nesta edição. Além de Teresina, a cidade de Ubajara, no Ceará também será sede. Os momentos serão simultâneos e acontecem no período de 02 a 05 de março com a temática: ‘Vivam como as pessoas livres’.
“Há 19 anos realizamos esse retiro em nossa capital e nessa edição teremos uma novidade. Nós sabemos que a vida diária ganha uma nova motivação a partir de um momento como esse. Tudo porque a escolha é passar o carnaval com Deus”, antecipa Ítalo Gadelha que é membro da comunidade há 9 anos.
A orientação da Igreja é a busca pela alegria verdadeira acima de tudo, pois o carnaval é tempo de alegria. Além disso, é um momento de preparação, pois é um período que antecede a Quaresma, e esse é um tempo que deve ser bem vivido.
“Precisamos desta alegria que nos cura e que dissipa do nosso coração a tristeza de uma vez por todas! E não desta alegria passageira, como ocorre quando você está triste e procura a bebida para se alegrar, mas no outro dia tudo isso passa e a tristeza volta. Por isso é importante que tenhamos a capacidade de ir a lugares que nos apresentem Jesus Cristo, a verdadeira alegria, a lugares que convêm para um homem e uma mulher de Deus. E uma opção é ir para um encontro de carnaval cristão”, destaca Ítalo.
Entre os pregadores para o Retiro Ore estão o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, o padre Edvaldo do Donato Bernardo, que pertence a Diocese de Foz do Iguaçu – Paraná e o padre José Roberto da Arquidiocese de São Paulo, entre outros. As inscrições podem ser feitas no site : www.retiro.comunidadeore.com e existem valores diferentes para retirantes internos e externos com pacotes incluindo hospedagem e refeições.
Para mais informações, seguem os telefones da Comunidade Católica Ore : (86) 9967-9269 e da Comunidade Católica Shalom (86) 3213-7004
Por Vera Alice Brandão