Algumas igrejas que compõem a região central de Teresina encontram-se temporariamente fechadas, como é o caso da Catedral Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva) e Igreja de São Benedito (Praça da Liberdade). O motivo para a interdição em cada local é específico, referindo-se, em ambos os casos, a questões estruturais.
Catedral Nossa Senhora da Dores
A Catedral de Nossa Senhora das Dores passa por reforma no telhado e forro da sua parte interna desde o início de 2019.
Vale ressaltar que esse momento de reforma não alterou os horários das celebrações e funcionamento da secretaria. “Os atendimentos aos fiéis, assim como as santas missas, estão acontecendo normalmente no Centro Paroquial que fica no cruzamento das ruas David Caldas com Olavo Bilac, 1332. A estrutura física e características da Catedral serão mantidas. A reforma contemplará mudanças no teto, com alguns ajustes, como também mudança na cor do forro” afirma Assunção Gomes, membra do conselho econômico da catedral.
A previsão, segundo a empresa responsável pela obra, é que os trabalhos encerrem ainda no mês de fevereiro.
Igreja de São Benedito
Localizada na Avenida Frei Serafim a Igreja de São Benedito passa por reforma há algum tempo. É importante destacar que além de ser um espaço religioso a igreja é também símbolo arquitetônico da cidade, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que implica uma burocracia específica para qualquer alteração no local.
De acordo com a administração da Cúria Metropolitana as obras na Igreja de São Benedito aguardam liberação do IPHAN que tem previsão para acontecer até o final do mês de janeiro: “A empresa responsável pela obra já foi contratada e falta a liberação do IPHAN para darmos continuidade ao serviço que inclui: reparação do pináculo, reparação das portas, projeto contra incêndio e uma subestação. A previsão é que após liberação do projeto os serviços sejam finalizados em 120 dias,” afirma Verônica Lopes membra da administração na Arquidiocese de Teresina.
Vale destacar que assim como na Catedral, o atendimento prestado pela secretaria da Igreja de São Benedito acontece normalmente no Convento de São Benedito, localizado na Avenida Frei Serafim, de segunda à sexta de 08h às 12 e das 14h às 17h, assim como as celebrações eucarísticas, que ocorrem no Salão do Pão de Santo Antônio, Praça da Liberdade, em horários variados: segunda à sábado (05h:00 e 17h:30), Domingo (06h:30, 09h, 11h, 18h).
Igreja do Amparo
Apesar de passar por reforma, a Igreja do Amparo, localizada na Praça da Bandeira, não está fechada. As celebrações eucarísticas e atendimento prestado pela secretaria acontecem todos os dias e em horários variados. A celebrações ocorrem: segunda à sexta (07h15, 12h e 17h), sábado (07h:15 e 17h) e domingo somente pela manhã nos horários (07h, 09h e 11h).
Por Daniel Carvalho