Abraços, canções, brincadeiras e interação afetiva foram algumas das experiências oportunizadas a cerca de 100 crianças atendidas pelo Lar Esperança Vida, casa que presta assistência a crianças com câncer. A iniciativa teve a organização do movimento eclesial Apostolado da Oração. O grupo é vinculado à Capela São Miguel Arcanjo e promoveu uma tarde de animação no último dia 21 (quarta-feira).
O Lar Esperança Vida fica localizado no bairro vermelha (zona sul de Teresina). Como não possui parcerias com instituições públicas ou privadas toda a estrutura é mantida através de doações. E foi pela necessidade da casa que zeladores e zeladoras do Apostolado escolheram o local para realizar a ação social.
“Essa é uma realidade de milhares de crianças que se veem obrigadas a ficar afastadas do convívio social por necessitarem de longos tratamentos de saúde. São crianças que estão com a saúde fragilizada. Muitas não residem aqui em Teresina e o Lar acaba sendo um local de acolhida e de suporte para a continuidade do tratamento. Esse momento se torna uma espécie de consolo e conforto, porque nossas ações visam praticar o amor que vem do Sagrado Coração e não há afeto mais restaurador que o amor que vem de Deus”, define José Rebouças, presidente do grupo.
O Apostolado da Oração (AO) é um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra da redenção. Com essa definição, José Rebouças justifica as ações do grupo que promove o bem a quem precisa. “Queremos proporcionar aos nossos irmãos que estão em situação de fragilidade a oração, que é o forte do nosso grupo. Acreditamos que com oração podemos atingir a cura e nesse encontro foi isso que fizemos. Junto aos pais e acompanhantes pudemos testemunhar palavras de esperança e fé”, acredita.
As ações com cunho voluntário vão integrar o calendário do Apostolado. O compromisso dos membros integra a oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico) e é marcado também pela Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “Devoção especial também a Maria Santíssima, uma oração perseverante, com vontade de contribuir para a melhoria de vida do próximo”, destaca o presidente.
Na ação social, as crianças ainda foram agraciadas com lanche e brinquedos. O diretor espiritual do grupo, padre João Matias conduziu o momento de celebração da Palavra para pais, crianças e funcionários do Lar Esperança e Vida.
Apostolado da Oração – Capela São Miguel Arcanjo Paulo VI
Hoje o grupo possui 40 zeladores que realizam encontros mensais, retiros, tardes de formação e palestras, e assumem a corresponsabilidade na salvação do mundo através da união entre oração e ação.
A espiritualidade se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna.
As reuniões acontecem todas as primeiras sextas-feiras do mês na Capela que fica localizada no Centro Pastoral Paulo VI (Avenida Frei Serafim), a partir das 16h. Às 16:30h/ hora santa e reunião das 17h às 17h40
Por Vera Alice Brandão