Com um olhar para as novas disposições pastorais, aconteceu no período de 14 a 18 de novembro, em Itaici/Indaiatuba (SP), a 4ª Semana Brasileira de Catequese. Organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, ambas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a 4ª Semana trabalhou o lema “nós ouvimos e sabemos que Ele é Salvador do mundo” (Jo 4,42). Representando a Arquidiocese de Teresina, Edmilson Alves foi um dos mais de 400 participantes do momento.
A abertura Oficial da 4ª Semana Brasileira de Catequese aconteceu no dia 14 de novembro com a presença de bispos e acolhida oficial. Participaram da mesa de abertura e fizeram uso da palavra dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, dom Otávio Ruiz Arenas, representante do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e o padre Antônio Marcos Depizolli, assessor nacional da Comissão.
De acordo com Edmilson Alves, coordenador arquidiocesano de catequese um momento para adquirir conhecimento e buscar unidade nas ações da Igreja. “As mudanças do mundo atual exigem que se mude o jeito de acolher e viver a fé cristã”, disse.
Outros temas também estiveram em evidência no evento, dentre eles: a transmissão da fé no contexto atual; o seguimento de Jesus e o sentido da vida; a liturgia como celebração e iniciação ao mistério; a vida em comunidade que brota do encontro com Jesus; e as novas linguagens da era digital nos processos de transmissão da fé.
O momento também serviu para se refletir sobre formas que provoquem mais intimidade com Deus, uma vida nova de fraternidade e justiça, de cultivar a fé de Jesus e não simplesmente a fé em Jesus. “A vida digna é o culto maior a Deus. Deus é amar e não só amor”, destaca Edmilson.
A semana gerou reflexão sobre a catequese à serviço da Iniciação à Vida Cristã (IVC), o que requer a proposta de diálogo que estabelece uma verdadeira pedagogia de escuta e anúncio de Jesus Cristo em linguagem acessível e atual.
“Nossa vocação e missão apontam para o encontro com Ele e com o irmão, ou seja, para experiências comunitárias e eclesiais de seguimento”, destaca Edmilson, como sendo esse o fruto do encontro.
Ainda de acordo com o coordenador “a 4ª SBC é de suma importância na reflexão acerca da Catequese, que está a serviço da iniciação à vida cristã. Os temas que foram abordados aprofundam o conhecimento em relação ao papel da catequese nesse processo, não esquecendo toda sua dimensão litúrgica, bíblica e experiencial”, diz finalizando.
Por Vera Alice Brandão