Um momento de fé com muita oração e louvor marcou o domingo (18) de famílias que residem na zona norte de Teresina. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou a quinta edição da “Missa das Mil Famílias” com o apoio da Diaconia Nossa Senhora Aparecida e da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima (Forania Norte II). A celebração aconteceu na Igreja São João Batista, bairro Santa Maria das Vassouras.
“A missa especial tem o propósito de cultivar e anunciar o amor de Deus àqueles que ainda não o conhecem”, garante Auridéia Vieira que, ao lado do esposo, Raimundo Saraiva, integram a pastoral familiar e atuam no Setor de casos especiais. Eles formam o casal coordenador da “Missa das Mil Famílias” que este ano teve como temática ‘Espiritualidade e oração na família e na sociedade’.
“Sabemos que a família é o ambiente onde primeiro conhecemos o projeto de Deus e é o lugar que devemos anunciar esse projeto, principalmente no mundo em que estamos vivendo e que a família tem tantos desafios. Portanto, cabe aos cristãos leigos e leigas, viverem em família, dentro do projeto de Deus. Com a missa de domingo senti a aproximação com o Pai, a certeza foi de mais uma vez ter contribuído para o fortalecimento da fé das nossas famílias”, explica a coordenadora.
Ainda de acordo com Aurideia, foi um momento importante para consagrar a comunhão das famílias e celebrar um ano marcado por encontros e formações. O Diácono Raimundo Nonato Costa Reis conduziu o evangelho e a pregação. Ele destacou que na reflexão do domingo, abordou a temática do perdão. “Não há cenário mais propício para essa prática que o seio familiar. A família nos mostra que nossa maior riqueza está no relacionamento, na busca pelo diálogo. O perdão, o diálogo e a escuta necessitam de tempos de oração. Uma família que perdoa, que celebra, que se escuta mutuamente, que tem tempo de estar junto, será uma família fecunda, fonte de vida para as outras famílias. Ela será sempre sinal do amor de Deus”, afirma o diácono que é administrador da Diaconia Nossa Senhora Aparecida.
A programação iniciou às 17h30 com a reza do terço. Às 18h os presentes participaram de um momento de louvor e às 19h começou a Santa Missa que foi presidida pelo padre Gonçalo Teixeira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Forania Sudeste) e coordenador de pastoral arquidiocesano. Após a celebração os presentes acompanharam shows de bandas católicas.
Por Vera Alice Brandão