Começa amanhã (13) e segue até o dia 27 de novembro os tradicionais festejos da Diaconia da Saúde. Conhecido como Festejo da Capela do HGV o momento terá como ponto central a Capela de Nossa Senhora das Graças que fica localizada nas instalações do hospital.
A organização estende o convite a todos aqueles que trabalham no polo de saúde da capital, além de transeuntes que diariamente frequentam a área assistida, seja por busca de serviços hospitalares ou por possuir comércios na região.
O festejo desse ano abordará a temática “Recebeste de Graça, de graça dai” (Lc 10,8). Será uma oportunidade para celebrar a padroeira da Diaconia, Nossa Senhora das Graças, garante o Diácono Wilson dos Santos Costa que coordena a Diaconia.
“O convite é para que todos venham partilhar conosco desta alegria. A programação vai ofertar momentos de partilha, oração, louvor e agradecimentos ao Pai. A participação do público nas celebrações serve para reafirmar e fortalecer os laços daqueles que se encontram em situação de enfermidade e que precisam da Palavra para superar o momento de enfrentamento da doença, por exemplo”, esclarece o diácono.
A programação vai iniciar ao meio dia com uma alvorada no pátio interno do HGV. A equipe de liturgia será a responsável pelo momento que terá missa presidida pelo padre Herbert Morais. “Em todos os dias de festa teremos celebrações e a parte social se dará também neste horário, já que a circulação de pessoas no pólo de saúde nesse horário de meio dia é sempre maior”, acrescenta o diácono.
Vale lembrar que mesmo em períodos extras, além do momento festivo que celebra a padroeira, a Diaconia da Saúde mantém uma programação de missas que acontecem durante toda a semana, nos horários de 8h, 12h e 15h de segunda a sexta-feira (exceto as terças e quintas no horário de 15h).
“Já as visitas aos doentes são organizadas pelos hospitais e clínicas (hoje são 15 unidades de saúde que a Diaconia assiste). Em dupla os agentes da diaconia assumem essa missão e as visitas diárias acontecem de acordo com a disponibilidade dos agentes. As confissões ocorrem às terças-feiras no horário de 9h”, diz finalizando o diácono Wilson.
Por Vera Alice Brandão