Com o tema: “Ensina teu povo a rezar”, a Arquidiocese de Teresina realizou na última sexta-feira, dia 12, a 12ª edição da Festa da Mãe de Deus, em honra a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A concentração aconteceu ao lado do convento São Benedito, com celebração da Eucarística que iniciou às 6 e meia da manhã, presidida pelo Arcebispo de Teresina. Na ocasião, Dom Jacinto Brito reforçou a importância do tema deste ano em um cenário tão turbulento pelo qual passa o Brasil.
“Foi uma feliz escolha, pois, até as crianças quando cantam à Nossa Senhora vão também nessa mesma linha, pedindo que Maria seja a mãe que nos ensina a rezar. Quem ensina a rezar, ensina a ir à fonte, a encontrar confiança, abrigo, força e é isso que nós estamos precisando tanto neste país, neste momento de tanta turbulência e tantas incertezas e inquietações e, por isso, a oração vai nos dar clareza e também força para nos ajudar a suportar as adversidades e reconstruir nossa pátria,” enfatizou.
Durante a homilia, Dom Jacinto relembrou que a Festa da Mãe de Deus foi um dos legados deixados pelo arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto, falecido no mês passado. “Dom Celso foi o idealizador da Festa da mãe de Deus há 12 anos e há 2 anos ele pregou já com certas limitações. Hoje o que nós desejamos na casa do Pai é que certamente ele olhe para essa iniciativa com um olhar carinhoso e continuando a tarefa dele e de outros irmãos que me antecederam”, pediu.
O coordenador da festa, padre Fábio Fernandes, destacou a felicidade que sentiu ao ver o quanto os teresinenses são devotos da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. “É uma alegria ver a resposta do povo de forma tão bonita. A 12ª Festa da Mãe de Deus, nos une como católicos e foi criada para louvar e agradecer a Deus pelas graças alcançadas por intercessão de Maria”, destaca.
Em procissão os fiéis acompanharam a imagem da padroeira do Brasil pela Avenida Frei-Serafim. A enfermeira Daiana Soares comemorou o seu aniversário no dia de Nossa Senhora Aparecida. “Para mim é uma honra muito grande ter nascido no dia dela. Eu sempre digo que eu sou uma pessoa abençoada por comemorar meu aniversário junto com ela e para mim é uma felicidade sem dimensão”, exalta.
Agentes da diaconia da saúde também participaram do momento, conduzindo um dos mistérios do terço em frente ao Hospital Getúlio Vargas. A dona de casa Maria Amélia participa do grupo e diz que Nossa Senhora é a mãe que nos direciona a seguir nos caminhos de Deus. “Nossa Senhora nos enche de paz e alegria, ela é o caminho que nos leva a Jesus, então está fazendo parte da nossa salvação e para mim é uma felicidade celebrar o aniversário de nossa senhora com todo esse povo”, declarou.
O Terço dos Homens de várias paróquias de Teresina também recitaram um dos mistérios do santo terço , homenageando Nossa Senhora. O aposentado Pedro Almeida, da paróquia São Pedro Apóstolo, disse que o momento era para pedir proteção da mãe Aparecida a todos os filhos do Brasil. “Para mim é uma honra está aqui com o povo de Deus, vivenciando Maria do dia a dia e espero que ela interceda através do seu filho Jesus que conceda ao nosso país, ao povo brasileiro uma mudança, pois do jeito que está não podemos mais aguentar e, somente a virgem santa, com intercessão do seu filho Jesus, é o que tem o poder de mudar esse país”, enfatiza.
A festa da mãe Deus encerrou com o coroamento da imagem de nossa Senhora Aparecida no estacionamento do Centro Pastoral Paulo VI. Após a coroação, houve entrega de brindes aos fiéis que compraram as camisas da festa.
Por Rodrigo Carvalho