“Será uma alegria receber nosso pastor, aquele que nos dá lições, orientações para nossa caminhada. Nós estamos satisfeitos, e esses dias de missão que iremos vivenciar, será um sinal de Deus para toda a comunidade”. A afirmação é do Frei Clemilson Araújo , pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Forania Rural I) que vai sediar a próxima visita pastoral missionária. O momento terá a condução do Arcebispo Metropolitano Teresina, Dom Jacinto Brito e irá acontecer entre os dias 18 e 21 de outubro. A paróquia fica localizada na cidade de Palmeirais a 118 km da capital.
O objetivo desta, que será a terceira visita pastoral missionária do ano, é que o Arcebispo conheça, de forma direta, a realidade da paróquia e comunidades locais, para melhor servi-la, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito administrativo e pastoral.
Durante os dias de missão, o Arcebispo desenvolverá diversas atividades internas e externas, como visita às famílias e às casas religiosas; encontros com grupos, pastorais e comunidades paroquiais; atendimento de confissões; aconselhamentos; visitas aos doentes e idosos; visita aos hospitais, e Celebrações Eucarísticas.
“Com a participação das comunidades que abrangem a paróquia, Dom Jacinto vai encontrar um povo animado para celebrar, com grande alegria, um momento de união, não apenas física, mas, especialmente, em torno de um objetivo comum: reconhecer a importância de uma vivência missionária como instrumento de materialização dos ensinamentos da religião católica. Ser missionário exige coragem de professar a fé a todos aqueles que precisam ou ainda não a conhecem. Vai além de uma vocação: é um pedido que o próprio Deus nos faz”, acrescenta o Frei que vai completar dois anos à frente da Paróquia.
No dia 18 de outubro uma carreata de acolhida irá abrir a programação. A imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição será levada pelos fieis até a Igreja Matriz onde será realizada a Santa Missa às 17h. No segundo dia de visita (19) os trabalhos missionários terão início a partir das 7h com um momento de oração. Ainda integra a programação do dia, um café partilhado na comunidade São Paulo e de lá o Arcebispo irá até o hospital da cidade para visitar os enfermos. No turno da tarde, a partir das 15h, será a vez das comunidades rurais receberem a visita do bispo. No terceiro dia de visita (20) Dom Jacinto Brito terá um encontro com as lideranças juvenis na Unidade Escolar Josivan Ribeiro Bonfim. E encerrando o último dia de visita , será realizado o encontro com as pastorais e o conselho paroquial. Uma missa na Igreja matriz vai encerrar a programação às 19h.
“Falo de alegria porque de fato esse é o sentimento. De poder perceber que os leigos e leigas que ajudam no Reino de Deus, dando o melhor de cada um, no seu dia a dia, terão a oportunidade de semear o Evangelho nestes dias de visita”, adianta o frei.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição abrange 53 comunidades e, de acordo com o padre Frei Clemilson, é formada por cristãos “que tem confiança na mensagem e na presença de Jesus Cristo. Nossa esperança está sempre no socorro de Deus e todos aqui trabalham constantemente. Somos aqueles que transportam os tijolos, mas com a certeza de que Deus é quem constrói. Então desejamos ver nossos missionários despertando o desejo em outros irmãos de fazer uma experiência missionária”, diz finalizando o Frei .
Por Vera Alice Brandão