Os textos bíblicos revelam o quanto as crianças são importantes para o Pai e foi o próprio Jesus quem afirmou: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mt 19, 14).
Essa passagem bíblica deixa evidente o zelo que Jesus tinha pelas crianças e mostra que Ele sempre buscou alcançar o coração dos pequenos. Mas é necessário o incentivo dos pais e responsáveis para que as crianças adotem o hábito de ler a Bíblia. A irmã Ana Alencar, do instituto Nova Jerusalém, explica que são os pais que iniciam a caminhada na fé dos filhos.
“No batismo os pais se comprometem a educar os filhos com base na fé em Cristo, eles devem ser os primeiros catequistas a ensinar às crianças os caminhos de Deus através de sua Palavra”, enfatiza a consagrada.
As opções de conteúdo bíblico para o público infantil são inúmeras, desde bíblias infantis, DVDS, games, aplicativos de smartphones e diversos outros matérias com conteúdo específico para que as crianças possam compreender a Palavra de Deus.
“Existe muita literatura bíblica própria para esse público, com conteúdo lúdico e com uma linguagem que elas possam entender e, com o tempo, tenham cada vez mais o interesse em conhecer a Palavra de Deus”, reforça a irmã Ana.
O ensino bíblico para crianças deve ser valorizado por todos que fazem parte da vida delas. Os catequistas também precisam fazer uso de metodologias mais inovadoras e tecnológicas para fortalecer os ensinamentos repassados. A catequista Marly de Castro da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Dirceu, diz que hoje em dia as novas ferramentas facilitam a catequese infantil.
“Buscamos cada vez mais trazer novidades que façam com que as crianças sejam mais estimuladas a conhecerem a Palavra do Nosso Senhor e o uso dessas ferramentas tecnológicas, que estão ao nosso dispor, nos proporciona isso”, explica a catequista.
A seguir, acompanhe algumas dicas de como catequizar as crianças em casa:
- Tenha o hábito de orar com seus filhos
- Estude e leia com eles a Bíblia
- Elabore brincadeiras e dinâmicas com conteúdo bíblico
- Registre os momentos que a família vivencia a fé
- Acompanhe a evolução dos filhos durante o processo de catequese
Por Rodrigo Carvalho