Deus, com Seu amor, continua enviando operários à Sua messe. E cabe a todo o povo de Deus assumir como missão o incentivo e o apoio às vocações. A vocação sacerdotal é uma delas. E é com o intuito de chamar a essa co-responsabilidade que o Seminário Propedêutico Discipulado João Paulo II convoca leigos e leigas para colaborarem com a manutenção do local. A casa de formação abriga hoje 19 jovens que se preparam para a vida sacerdotal.
O espaço requer empenho mensal de recursos para possibilitar o devido acompanhamento junto aos futuros sacerdotes. E a Igreja convoca os fiéis a não ficarem indiferentes, explica o reitor do Seminário, Padre Anderson Fábio de Oliveira.
“O verdadeiro agradecimento se traduz em respostas. Respondemos a Deus, procurando formar, da melhor forma possível, esses jovens que Ele chama ao Seu serviço para o bem das pessoas. Sinto que cada vez mais vai crescendo na Igreja a consciência da necessidade de contar com sacerdotes santos e profundamente preparados, que possam, de verdade, servir a todo o Povo de Deus em sua busca de santidade e em seu empenho apostólico por anunciar o Evangelho. E foi daí que surgiu a ideia de inspiração por parte do nosso Vigário Geral, padre Tony Batista, que possui uma Bíblia de Veneza e está ofertando em prol do Seminário”, relata.
A Bíblia de Veneza possui ilustrações dos mosaicos da Basílica de São Marcos, localizada na cidade de Veneza, na Itália. E como estamos no mês da Bíblia “nada mais oportuno que participar da rifa e assim concorrer a esse sugestivo prêmio”, diz o padre Anderson.
Todos os recursos arrecadados com a rifa serão investidos no Seminário. O dia do sorteio será 30 de setembro. Data em que a Igreja celebra a memória do grande tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras, São Jerônimo, “presbítero e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: ‘Ignorar as escrituras é ignorar a Cristo’”, lembra padre Anderson.
A filipeta está sendo comercializada no valor de R$ 5,00 (cinco reais). Pode ser adquirida na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste), com seminaristas e com amigos do Seminário.
“Cada pessoa que se reconhece Igreja e sabe a importância de um padre para a sociedade deve, portanto, sentir-se convidada a ajudar na oração e na manutenção da formação dos nossos jovens”, reforça o Reitor do Seminário.
Vale reforçar também que na Arquidiocese de Teresina existe outra forma de colaborar com a vocação sacerdotal. É através do Projeto Terra Sacerdotal, onde o colaborador torna-se um benfeitor. “Desta forma é possível mensalmente colaborar. Também são bem vindos os gestos humanizados de apoio aos nossos formandos diocesanos”, destaca o padre Anderson.
Projeto Terra Sacerdotal
A colaboração é através de depósito identificado e boleto bancário. Banco do Brasil (Agência 3219-0 e Cc 5812-2) e Caixa Econômica (Agência 0855 Op 03 Cc 7379-6).
Por Vera Alice Brandão