A corresponsabilidade de fomentar a vocação religiosa, de forma prática, é missão de todo cristão. E foi pensando nos resultados, a partir da união de forças, que surgiu a campanha ‘Benfeitor Paz e Bem’. Uma iniciativa que visa, através da doação, angariar recursos para ajudar na manutenção de Casas de Formação localizadas nos estados do Piauí e Ceará que abrigam seminaristas em formação para se tornarem frades capuchinhos.
Esses locais têm como principal missão difundir o carisma franciscano. Aqui em Teresina, existe o Convento São Benedito que fica localizado na Avenida Frei Serafim. O espaço foi fundado há 76 anos e é a residência de religiosos, frades capuchinhos, que doam a sua vida para viver o Evangelho junto ao povo de Deus. Para manter a estrutura da casa é necessária uma permanente manutenção. “Por isso existe a necessidade de recursos para garantir o devido funcionamento”, explica Frei Lucas de Oliveira.
“A ideia foi justamente a de sensibilizar a todos de que as dificuldades concretas encontradas na formação dos futuros religiosos atingem toda a Igreja e são por isso responsabilidade de todos”, reforça o Frei.
A iniciativa nasceu da sensibilidade e da necessidade de fazer prosseguir com a missão de levar a espiritualidade franciscana a todos os irmãos. “Este trabalho consiste em apresentarmos às comunidades a co-responsabilidade de formar e preparar os futuros franciscanos. Estes estarão junto às comunidades assumindo a missão evangelizadora, motivados pelo trabalho apostólico e missionário dos franciscanos e seu modo de vida. Hoje buscamos estar cada vez mais perto dos benfeitores, seja em nossos encontros, retiros, romarias, boletins, cartões, enfim. Nossa intenção é transformar estes momentos em encontros que fortaleçam a fraternidade entre nossos benfeitores e nós frades”, explica.
Aquele que de livre e espontânea vontade diz sim a essa iniciativa receberá em casa o informativo, além de brindes relacionados à vida de São Francisco de Assis e dos Santos Franciscanos. O interessado deve entrar em contato através dos telefones (85) 99628—1219 / (85) 98939-1201 / (85) 3226-0617 ou no e-mail: benfeitorpazebem@gmail.com. A doação deve ser feita mensalmente e não há um valor definido, é de livre escolha do doador.
Por Vera Alice Brandão.