Criança evangeliza criança e adolescente evangeliza adolescente. Esse é o carisma da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que nesse último final de semana (dias 1º e 02 de setembro) realizou no Centro Pastoral Paulo VI o Encontro de Formação de Assessores – EFAIAM. O objetivo foi capacitar os novos assessores que serão agentes multiplicadores nas áreas missionárias e nas paróquias da Arquidiocese.
O foco do EFAIAM foi refletir sobre a história, o carisma e vivenciar a espiritualidade da Infância e Adolescência Missionária e contou com agentes dos mais variados perfis, oriundos de diferentes grupos e movimentos da Igreja que desejam ampliar e reaquecer o ardor missionário, destaca ÉriKa Rossana, coordenadora Arquidiocesana da IAM.
“Foram dois dias intensos para capacitar os assessores e proporcionar a eles um aprofundamento específico da Obra. E temos aqui também novas adesões, o que é motivo de felicidade. Porque alguns deles são catequistas, desenvolvem trabalhos em outros grupos e já tem caminhada. E para nossa alegria, encontram na IAM um reaquecimento do trabalho missionário. E nós, como assessores, estamos ajudando nessa formação”, explica Érika.
Ao longo de dois dias, o grupo em formação teve a oportunidade de refletir sobre importantes temáticas como a história e o carisma da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a espiritualidade missionária, os passos para implantar a IAM e o perfil do assessor missionário. O encontro teve muita animação, alegria e partilha missionária.
“Partimos do princípio de que é um grupo da Igreja que serve a Igreja, e procura levar esse ardor missionário para a criança e o adolescente tornando Jesus Cristo cada vez mais amado. Portanto esses dias de formação têm como meta fazer com que nossas ações sejam um abraço nesses futuros assessores e que todos passem a ser a grande família de Jesus. Na Igreja, temos carismas diferentes, na IAM, por exemplo, a criança é protagonista. Ela tem a proximidade de trabalhar com outra criança. O que de mais belo possui que é a sensibilidade , somada ao amor do Filho, a gente tem discípulos e missionários prontos para o mundo”, acrescenta Érika.
Padre Júlio coordena o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e destaca a alegria da evangelização no encontro. “A partir desse trabalho de implantação através da formação para os assessores temos o fortalecimento da nossa Igreja como perfil dinâmico, de sermos de fato ‘Igreja em saída’. Missão que reforça o perfil de uma Igreja em estado permanente de missão. A IAM é uma oportunidade de promover a busca pelo encontro e o acolhimento do outro em suas necessidades através da alegria do seu público”, valoriza o padre redentorista.
O EFAIAM tem, portanto, o propósito de orientar adultos e jovens com o intuito de assessorar grupos de crianças e adolescentes com o carisma da missão universal promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias. Érika Rossana destaca como fruto maior, o legado de permanecer firmes na fé. “Poder continuar com o foco no nosso público que são as crianças e os adolescentes. Que cada criança se sinta acolhida, amparada e torne-se missionária, ajudando em trabalhos sociais e, claro, contribuindo para o fortalecimento da fé através do amor de Jesus Cristo, numa evangelização contínua”, diz.
Missão acatada com amor por Mariana Gabriela ao final do encontro. “Meu desejo é seguir firme. Continuar até Deus permitir como assessora. Quando vim pela primeira vez, não conhecia. Hoje posso atestar que aprendo muito com as minhas crianças. Era acólita e a missão na IAM foi um chamado de Deus. Eu disse sim e meu objetivo é fazer crescer na criança o despertar de ajudar outra criança”, disse finalizando a jovem.
Por Vera Alice Brandão