Já estamos nos aproximando do momento de celebrar Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina. Para marcar a data, será realizado o Novenário da Padroeira, no período de 06 a 15 de setembro, na Catedral, com o intuito de realçar a missão de Maria como aquela que coopera na missão do Filho, o Cristo Jesus.
“Nossa Senhora das Dores, aos pés da Cruz é venerada como a mãe de Jesus Cristo e de todos nós. Afinal, somos discípulos e, sendo discípulos, somos paroquianos. Portanto é missão de todas as paróquias convergirem para um único lugar: a sede da nossa Igreja”, evidencia Padre Osório, se referindo ao momento que valoriza a Padroeira da Arquidiocese.
As nove noites de oração serão realizadas na Catedral que fica localizada Praça Saraiva, no centro de Teresina. De acordo com Carla Riedel, que integra a equipe de organização do novenário, o momento visa “enaltecer a padroeira da nossa Arquidiocese. Ela é viva na vida da Igreja, então esse é mais que um convite, é missão dos filhos para com sua mãe. Cada irmão deve vir e sentir esse amor de mãe na Catedral”, reforça Carla.
É importante que os fiéis fiquem atentos para o calendário. A abertura do Novenário se dará com a realização de uma alvorada no dia 06 de setembro, a partir das 5h na Catedral. Para esse mesmo dia, às 18h30, está agendada a recitação das Dores de Nossa Senhora. A seguir acontece a missa novena às 19h e depois todos são convidados para o encontro e confraternização no largo da Igreja.
Durante os dias seguintes (de 07 a 14 de setembro) o novenário segue com a recitação das Dores às 18h30, missa novena às 19h e ao final a parte social. “Momento de cenário para ao encontro fraterno”, acrescenta Carla Riedel.
No dia 15 de setembro, último dia de Novenário, às 18h, inicia-se a recitação das Vésperas na Igreja do Amparo. De lá os fiéis e devotos seguem em procissão até a Igreja das Dores, local onde o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito presidirá a Celebração Eucarística às 19h.
Programação:
Dia 06 de setembro
5h – Alvorada Na Catedral
18h30 – Recitação da Dores de Nossa Senhora
19h – Missa Novena seguida da parte social
De 07 a 14 de setembro
18h30 – Recitação das Dores
19h – Missa Novena seguida da parte social
Dia 15 de setembro
18h- Recitação das Véspera na Igreja do Amparo
18h30 – saída da procissão até a Catedral
19h – Celebração Eucarística na Catedral presidida por Dom Jacinto Brito
Por Vera Alice Brandão