A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil produziu um material em vídeo que visa a conscientização da população sobre a importância do voto. Intitulado ‘Eleições 2018: Compromisso e Esperança’, o projeto será veiculado em capítulos no Programa Em Tuas Mãos que é exibido domingo, às sete da manhã, na TV Meio Norte e também ficará disponível no Canal do Youtube do ETM. Desta forma o telespectador terá acesso às orientações baseadas no Magistério da Igreja, com o objetivo de contribuir para a construção de um país mais justo e solidário.
Para o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e também Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha, o Brasil vive um momento complexo, alimentado por uma crise que abala fortemente suas estruturas democráticas e compromete a construção do bem comum, razão da verdadeira política. Por isso é necessário entender a importância do exercício da democracia através do voto e esse material busca a conscientização à luz da Palavra de Deus. “Sem adotar postura política e baseado na Doutrina Social da Igreja, tem a intenção de oferecer os critérios, os princípios e desta forma colaborar com o voto consciente”, defende.
O pleito eleitoral de outubro foi abordado na 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e é o tema principal do material televisivo produzido pela CNBB. Pretende ainda gerar reflexão para inspirar a elaboração de outros materiais nas dioceses, reforçando o objetivo de levar às urnas, cristãos conscientes do voto. Esse é, portanto, um dos pilares da mensagem, que trata ainda da importância do eleitor estar atento aos candidatos e às suas propostas.
Dom Guilherme Werlang, Bispo de Lages e presidente da Comissão para a Ação Transformadora da CNBB, destaca de forma criteriosa “a existência de grandes caciques que defendem os interesses de grupos e que compõem as bancadas, enquanto nós, na base, criamos inimizades no seio da família e dentro da Igreja”, diz.
Ainda de acordo com ele, a democracia precisa de ideias diferentes. “Devemos escolher pessoas dignas, pessoas de princípios e valores. O eleitor deve saber o que seu candidato defende e pensa sobre os assuntos da vida e saber se tem uma história que confirme seus princípios”, sugere.
No documento para a TV produzido pela CNBB há ainda destaque para as notícias falsas, também conhecidas como ‘fake news’. Recentemente elas se tornaram uma preocupação tão grande que este também foi o tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações. A produção aborda a necessidade de práticas de combate à corrupção.
Para Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Vice-presidente da CNBB, o termo corrupção era usado para fazer referência a coisas podres, em estado de putrefação. “Coisas que estavam se deteriorando. Certas pessoas eleitas, escolhidas para organizar a vida da comunidade, que deveriam trabalhar para o bem de todos, começaram a usar o poder e a autoridade recebida através do voto para benefício próprio. A partir dai começou a surgir um descrédito e com isso surgiu também a ideia de adoção de um regime ditatorial. Mas, a história nos mostra que quanto maior é a força de um governo mais desastrosa é a governança”, afirma.
Ainda de acordo com Dom Murilo, além do grande problema social existente, o prejuízo é com o descrédito da política. “Se pessoas com bons valores deixam de se candidatar, a pessoa começa a vender o seu voto. E desta forma o eleitor perde e os candidatos vão tirar proveito dessa situação. Então o país entra em um processo de apodrecimento”, alerta.
Ao final da produção, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha valoriza o trabalho de conscientização e diz que esse momento eleitoral tem consequências. “Acompanhe de modo consciente. Recorde os critérios que a Igreja pede. Seja atento as propostas e os projetos políticos do País”, diz finalizando.
Por Vera Alice Brandão