A Exposição “Teresina Formas e Moda” tem como inspiração as formas arquitetônicas da capital para a criação de vestidos e sacolas. Essa é uma iniciativa da Casa de Zabelê em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e integra o calendário comemorativo pela passagem do aniversário de 166 anos da cidade. A exposição começa e hoje e vai até o dia 29 de agosto na Casa da Cultura de Teresina.
O trabalho visa valorizar a produção dos jovens artesãos atendidos pelo Núcleo de Profissionalização de Moda e Serigrafia da Casa de Zabelê. “O trabalho de pesquisa e produção durou cerca de três meses. O núcleo pedagógico iniciou os trabalhos de estudo a partir da influência europeia em nossa arquitetura. Os jovens passaram por diferentes oficinas que incluiu também a etapa de intervenção urbana”, explica Francisco Moreira, coordenador técnico da Casa.
Vale reforçar que a Casa de Zabelê tem o compromisso com dimensão da responsabilidade social. O corpo de profissionais que atua na instituição, busca construir uma proposta interdisciplinar capaz de permitir uma visão global da realidade que cada adolescente assistido apresenta. São inúmeros os avanços para quebrar os paradigmas de discriminação e de investimento na educação dos jovens beneficiados com as atividades da Casa. Francisco destaca que através dessas iniciativas como a Exposição aberta hoje, o núcleo pedagógico comemora as vitórias.
“São 22 anos de Casa. E a cada momento temos a confirmação de estar no caminho certo. Veja que essa Exposição valoriza o estudo das matrizes de origem do povo brasileiro e de como estas descobertas nos aproximam em termos de conhecimento. Os meninos e meninas tiveram um primoroso acompanhamento e, a partir de pesquisas, puderam desenvolver as sacolas e vestidos dessa exposição. Toda a nossa serigrafia se engajou para isso. Na parte da moda, criamos uma coleção conceitual que é motivo de orgulho para os nossos sócio-educandos”, vibra Francisco.
A Casa da Cultura está localizada na Rua Rui Barbosa, número 348 – Centro (Sul), Teresina.
Por Vera Alice Brandão