O dia dos acólitos é celebrado em 15 de agosto, data em que se festeja São Tarcísio, patrono desse grupo de servos da Igreja Católica. E para marcar a data, a Comissão Arquidiocesana dos Acólitos promove, no dia 17 de agosto, um momento de oração na Igreja Nossa Senhora do Amparo. De lá todos os presentes seguem em procissão tendo como destino a Igreja das Dores onde será celebrada uma missa às 19h.
A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito. Todos os acólitos da nossa arquidiocese são convidados para participar desse momento de fé.
“O objetivo é valorizar e reconhecer o serviço prestado por esses irmãos”, diz Tarcísio Oliveira que integra a comissão arquidiocesana dos acólitos e desde os sete anos de idade serve como acólito.
Para o coordenador do grupo na Arquidiocese, padre Frei Fábio, o acolitato tem como uma de suas missões auxiliar o sacerdote nas funções do presbitério. “É um grupo importante no despertar do cristão para ajudar na Igreja, sobretudo nas vocações. Percebe-se que a maioria dos padres e vocacionados de hoje, já foram acólitos”, relatou.
Os acólitos, popularmente conhecidos como coroinhas, “podem ser instituídos mediante um rito litúrgico próprio pelo qual recebem um verdadeiro ministério, antigamente chamado de ordem menor”, acrescenta o sacerdote.
De acordo com Tarcísio Oliveira, membro da Comissão, “o momento também é de despertar e de promover o encontro. Temos uma equipe que acompanha mensalmente, e que promove reuniões com eles e vai percebendo os interesses e as dificuldades. Então é nosso objetivo incentivar o caráter de celeiro de vocações do nosso grupo”, defende.
Após a missa será promovido um momento fraterno com uma confraternização entre os presentes.
São Tarcísio
São Tarcísio é um santo mártir. Ele era acólito do Papa Sisto II e foi morto ao se negar a entregar o Corpo Eucarístico de Cristo a perseguidores. Ele tinha 12 anos quando retornou ao convívio com o Pai. Sua marca era a dedicação no serviço do altar e à Igreja.
Por Vera Alice Brandão