A Pastoral Familiar Arquidiocesana já vive a expectativa para o ponto alto do seu calendário anual, pois dois importantes momentos se aproximam: a Semana Nacional da Família e a quarta edição da Romaria da família. No período de 11 a 18 de agosto, as foranias da Arquidiocese viverão dias de fé marcados pela oração. O ponta pé inicial já foi dado com a peregrinação de dez imagens da Sagrada família.
A peregrinação é uma preparação para a Semana Nacional da Família que este ano aborda a temática: ‘O Evangelho da Família, alegria para o mundo’. A comissão organizadora convoca as famílias, através de visitas em lares e casas numa ação que visa o envolvimento das comunidades e o incentivo à espiritualidade.
De acordo com o casal coordenador da Pastoral Familiar Arquidiocesana, Eduardo Medeiros e Edileuza Maria, durante essa preparação para a Semana Nacional da Família, as comunidades tem a oportunidade de refletir sobre temas importantes. “Comunhão e fidelidade, religiosidade e piedade, eucaristia dominical e a família como lugar da espiritualidade cristã serão alguns desses temas, com o objetivo de suscitar a prática espiritual”, explica Eduardo.
A Romaria terá início dia 17 com procissão às 20h30. O ponto de partida é a Igreja Matriz, na cidade de Santa Cruz dos Milagres. Depois, às 21h, os fiéis serão agraciados com o show de louvor do cantor Ulisses Lima. Após a programação musical haverá uma palestra com o casal Flávio e Ocilma (missionários da Comunidade Padre Pio). Em pauta a primeira catequese que o Papa Francisco utilizou para a preparação do Encontro Mundial das Famílias, com tema ‘Famílias de hoje’. Após a palestra, a organização promove o Lucernário às 00h30. Momentos de muita oração e adoração completam a programação que segue por toda a madrugada com a condução do padre Antônio Cruz , (pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – bairro Vermelha). Essa etapa dura até às cinco horas da manhã do dia 18, quando tem início a Santa Missa.
De acordo com a organização, durante toda a Romaria, acontecem confissões e aconselhamentos familiares. “Essa é uma oportunidade dos grupos, pastorais, movimentos e famílias unirem-se em oração pelas famílias do mundo inteiro. Procure sua paróquia para se informar sobre como será o deslocamento em ônibus que estão sendo alugados através dos grupos que irão em caravanas”, reforça Eduardo.
Para mais informações ligue (86) 98842-3900.
Por Vera Alice Brandão