A Igreja no Brasil celebra todos os anos, durante o mês de agosto, o Mês Vocacional. Para este tempo, os quatro domingos já contam com sugestões de orações que foram elaboradas pela Pastoral Vocacional. A temática a ser trabalhada esse ano é: “Senhor mostrai – me os Teus caminhos” (Salmo 125).
“O objetivo principal é animar e reanimar as comunidades, paróquias e dioceses que rezem pelas vocações de forma especial incentivando as orações e promovendo as vocações em cada realidade e da sua maneira”, destaca o coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, padre Anderson Fábio.
Nesse contexto, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se o Sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o Matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida Consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.
Padre Anderson convida ainda os fiéis a celebrarem esse mês na sensibilidade da oração, colocá-lo como intenção no seu terço, no grupo de oração. Segundo o padre, cada um pode rezar do seu modo e promover a vocação em suas comunidades, contribuindo assim para a construção de uma cultura vocacional.
“Neste ano, iremos in loco nas foranias e a nossa meta é promover mesas redondas. Contaremos com a colaboração de casais, leigos, religiosos, padres e seminaristas. A ideia é que as dúvidas que permeiam o caminho do despertar vocacional possam ser esclarecidas com a ajuda dos irmãos, de acordo com a sua realidade. Teremos ainda a distribuição de folhetos para que as missas dominicais sigam as orientações de celebração”, explica o sacerdote.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O mês vocacional foi instituído em 1981 pela CNBB na 19ª Assembleia Geral. O objetivo principal era conscientizar as comunidades sobre a responsabilidade de compartilhar o processo vocacional.
Por Vera Alice Brandão