O XVII Congresso da Região Nordeste do Encontro de Casais com Cristo (ECC) acontece em Teresina a partir do dia 06 de julho e vai até domingo (08) no auditório da Uninovafapi. O momento é realizado a cada quatro anos com o apoio da Arquidiocese de Teresina e abordará a temática: ‘ECC Evangelizando as famílias a serviço da Paz’.
De acordo com a organização, 191 casais entre representantes arquidiocesanos, diocesanos e regionais do ECC, além de 61 sacerdotes já confirmaram presença. Participantes de diferentes estados como Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí são aguardados.
O objetivo do congresso, de acordo com o casal coordenador Régia de Araújo Martins e Aírton de Sousa Martins, em sua dimensão evangelizadora, “é fazer dos casais, discípulos-missionários – como construtores da unidade e da paz, da alegria e do amor – a serem sinais vivos do Reino de Deus”, explica.
A programação do congresso terá painéis temáticos com foco em projetos e desafios da família. Além do grande número de congressistas, também impressiona a estrutura montada para a realização do evento, com muitos irmãos voluntários trabalhando direta e indiretamente para a realização do encontro. Os participantes serão acolhidos por casais piauienses que oferecerão hospedagem em suas casas. “Esses casais serão responsáveis pela logística de deslocamento dos congressistas. Desde recebê-los até levá-los ao local do encontro e ir buscá-los no fim da tarde. A ideia é que eles se sintam, de fato, em família”, acrescenta Aírton.De acordo com a coordenadora Régia, “o congresso começa neste acolhimento, em sentirmo-nos irmãos. Não podemos falar em família sem viver essa experiência na prática”, destaca.
Desde janeiro, os casais participam das reuniões de preparação, com encontros entre os membros das equipes específicas. “É muito trabalho, mas é compensador”, ressalta Aírton.
O objetivo desse tipo de evento é a troca de experiências pastorais e missionárias, além de apresentar à sociedade as ações desenvolvidas pela Igreja. O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias a partir dos casais, mostrando pistas para que se reencontrem consigo, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.
“A importância do Congresso é levar a boa nova a todas as famílias da região. Utilizando o caminho que é a missão do ECC. Onde nós poderemos realmente testemunhar para a sociedade que a família é a base de tudo. Então levar essa mensagem da evangelização é contribuir para o desenvolvimento da cultura da paz. Pois é desta forma que podemos ser sinal do verdadeiro amor de Deus”, diz Régia.
Aqueles que desejam apoiar o momento podem entrar em contato com a equipe de organização através do telefone que também é whatsapp (86) 98819-6855.
Programação
Ao todo serão 7 palestras, 36 oficinas (ciclos de estudo) e 12 painéis com experiências de práticas já realizadas nas diferentes Arquidioceses e dioceses.
Sexta-Feira (06 de julho)
18:30h – Acolhida, recepção e credenciamento
19:30h – Abertura Oficial com o Arcebispo Dom Jacinto Brito
20:30h – Tema: ECC Evangelizando as famílias a serviço da paz
Lema: “Deus vos chamou a viver em paz” (I Cor 7,15)
Palestrante: Dom Jacinto Brito
21:30h – Oração da Noite
21:40 – Encerramento das atividades
Sábado (07 de julho)
07:00h – Acolhida
07:30h – Santa Missa
09:00h – Palestra: “A realidade e os desafios da família”
Palestrante: Washington e Mirian
11:50h – Palestra: “O encontro com Cristo e a participação na vida e na missão da Igreja’
Palestrante: Jailton e Norma
13:00h – Almoço
15:20h – Apresentação do Sociodrama
Lema: “Deus vos chamou a viver em paz” (I Cor 7,150
18:10h – Palestra: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na igreja em saída, a serviço do Reino”
Palestrante: Ricardo e Benta
Domingo (08 de julho)
07:00h – Acolhida
07:30h – Santa Missa
09:00h – Palestra: “ECC, refletindo sobre a dignidade da pessoa humana”
Palestrante: Paulo Humberto e Lourdinha
11:50h Palestra: “A Espiritualidade conjugal e familiar”
Palestrante: Dom Benedito
13:00h – Encerramento
Por Vera Alice Brandão