A Arquidiocese de Teresina conta agora com uma importante ferramenta na defesa da justiça e da paz. Foi fundada no dia 29 de maio a União dos Juristas Católicos do Piauí, na sede da residência episcopal, com a presença do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, do diretor espiritual, padre Fabrício Damasceno e de representantes que irão compor a nova entidade .
Advogados, magistrados e membros do poder judiciário irão se dedicar à iniciativa que tem como objetivo afirmar os princípios cristãos católicos na atividade judiciária, administrativa e legislativa do Estado, bem como difundir a doutrina social da Igreja, desde o direito à vida até questões de justiça social.
De acordo com Fred Mendes, presidente da entidade, o papel principal é “de pensar o mundo e seus problemas, a partir da ótica jurídica cristã, tendo como referência os ensinamentos da Igreja Católica. Vamos ter reuniões periódicas e estaremos abertos a quem interessar com a missão de contribuir no campo da justiça mediante a Palavra de Deus”, explica.
Para o arcebispo, trata-se de um momento importante que atesta a atenção da Igreja Católica com as questões de natureza jurídica. A intenção, segundo ele, é contribuir com os princípios da ética de inspiração humanitária e cristã encontrados nas ciências jurídicas.
“A justiça e o direito são bandeiras bíblicas e profundamente humanas. Esperamos que essa União seja uma convergência de competência para levantar a bandeira do direito. Se profissionais que tem orientação cristã se juntam para discutir assuntos que são problemas sociais, por exemplo, então há uma maior possibilidade de se fazerem ouvidos. Então é com alegria e esperança que conduzimos esse momento. Aqui estão reunidos juristas que estão dispostos a contribuir com a defesa da justiça e da paz”, acrescentou Dom Jacinto.
A entidade terá o acompanhamento espiritual do padre Fabrício Damasceno. O sacerdote irá conduzir os profissionais com a missão de aquecê-los-los na fé. “Serei aquele que está presente para dar uma presença de Igreja. Fazer com que eles possam vir a cumprir bem o seu papel de católicos”, explica.
A União dos Juristas Católicos do Piauí terá uma sala no Centro Pastoral Paulo VI (Avenida Frei Serafim, número 3200) e as reuniões serão bimensais.
Aqueles que têm interesse em contribuir com a entidade devem ligar para (86) 2106-2150.
Por Vera Alice Brandão