Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade de 2018 que traz como tema: Fraternidade e Superação da Violência, o programa Em Tuas Mãos repercutiu a necessidade de se promover a tolerância em uma entrevista com a assistente social Suieny Neves.
“De acordo com o teórico Paulo Menezes, tolerância é não saber lidar com as diferenças. Isso traz consequências para a sociedade que quase sempre são manifestadas com a violência”, explica a profissional.
O fato de não aceitar a diferença, segundo a especialista, já é uma prática de violência que pode causar até mortificação nas vítimas dessas ações. É necessário ter consciência de que nem sempre a violência se manifesta no físico do indivíduo.
“As consequências psicológicas são tão graves ou até mais do que as físicas. Muitas vezes, nem nos vemos como pessoas intolerantes. Aí é onde mora o risco, a preocupação. Podemos afirmar sem medo que a violência é consequência da intolerância”, revela a assistente social.
Segundo os pesquisadores da área, as formas mais recorrentes de intolerância são a social, religiosa, econômica e sexual. A saída para a boa convivência é praticar a igualdade e saber que, até com o que não concordo, pode-se aprender alguma coisa.
“A tolerância traz paz. Para se viver bem em sociedade é preciso saber que tolerar não é concordar com tudo, mas saber respeitar quem pensa diferente de você”, explica Sueiny Neves.
Por Lívio Galeno