Durante toda essa semana, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Tony Batista, realizaram visitas a alguns veículos de comunicação de Teresina. A iniciativa integra a programação da Semana Arquidiocesana de Comunicação e tem à frente a equipe da Pastoral da Comunicação. Na ultima quarta-feira (9) foi a vez das emissoras de Televisão Antena 10 (Afiliada da Rede Record) e Rede Meio Norte de Comunicação.
O momento tem como objetivo divulgar a mensagem do Papa Francisco referente ao 52° Dia Mundial das Comunicações. Este ano a temática a ser abordada é “A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32) Fake News e jornalismo de paz”. A visita às redações dos veículos de comunicação também serviu para agradecer a parceria entre a imprensa e a Igreja, levar a mensagem do papa e também defender as práticas jornalísticas corretas em defesa da divulgação da verdade.
O Dia Mundial das Comunicações é celebrado pela Igreja Católica no dia da Ascensão do Senhor, e neste ano de 2018 acontece em 13 de maio, próximo domingo.
Ao Vigário Geral da Arquidiocese coube a missão de compartilhar junto aos comunicadores o que o Papa Francisco quis evidenciar na mensagem desse ano sobre as Fake News, as notícias falsas, em razão do contexto da cultura da comunicação digital, que gera desencontro de informações e altera a verdade. “O papa Francisco defende que os meios de comunicação devem estar a serviço da verdade. Que cada palavra, som ou imagem tenha o objetivo de construir. Que a verdade seja seu instrumento de trabalho e o compromisso com a realidade dos fatos esteja a serviço de um jornalismo de paz, sem fingimentos nem falsidades, na busca das causas reais dos conflitos”, disse.
Ainda de acordo com Padre Tony “a comunidade e os comunicadores não podem aceitar essa semente do mal que se chama fake News. Precisamos nos unir. É a união que faz a força e os jornalistas precisam ter essa compreensão. A comunicação constrói a sociedade e por isso estamos fazendo essas visitas”, justificou.
O Dia Mundial das Comunicações, único criado pelo Concílio Vaticano II, afigura-se como um convite direcionado, indistintamente, a todos nós para refletirmos e agirmos com compromisso cristão e ético nas fronteiras da Comunicação Social. Essa foi a defesa de Carmem Ramos, diretora de produção da Rede Antena 10 que ficou feliz com o momento vivenciado no ambiente de trabalho.
“É importante a gente receber essa mensagem e valorizar a partir destas orientações o zelo com a checagem das informações. Num cenário de crescimento das informações nas redes sociais a gente precisa agir com cuidado e muita atenção. E não posso deixar de ressaltar que todos nós precisamos de oração. Seja no ambiente de trabalho ou em família. Essa iniciativa da Igreja é valiosa porque começar o dia com oração é sinal que ele terminará bem. Afinal a gente fica mais fortalecido”, valorizou ela.
O segundo veículo a ser visitado pelo Padre Tony Batista foi a Rede Meio Norte, veículo parceiro da Arquidiocese, pois é neste canal onde é exibido todo domingo o Programa Em tuas Mãos, uma produção do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina. A recepção ao grupo da Arquidiocese foi feita por funcionários e o presidente do Grupo Meio Norte de Comunicação, Paulo Guimarães, que enalteceu o momento de oração e reflexão.
“ A nossa participação dentro da Arquidiocese se dá há muitos anos. O Programa Em tuas Mãos tem uma imensa repercussão. É um dos programas da nossa grade que tem a marca da positividade. Padre Tony é um grande comunicador. Ele diz muito pra nós. E essa mensagem do Papa é transformadora e inspiradora”, disse o empresário se referindo à Carta do Papa referente ao 52° Dia Mundial das Comunicações.
O empresário ainda comentou o tema da mensagem e disse que essa é uma grande responsabilidades do Grupo Meio Norte. “Essa temática é pra nós motivo de muita responsabilidade. Nem tudo que é dito como verdade é realmente um espelho do que acontece. A população precisa ter discernimento sobre muitas das mentiras e maldades que existem e que não acrescentam em nada e só destrói o ideal de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
Por Vera Alice Brandão