Teve início hoje (07) a Semana Arquidiocesana de Comunicação. E para abrir a programação o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito na companhia do diácono Isaías Pereira, Vigário Referencial da PASCOM de Teresina, da Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese, Cristiane Pinheiro e demais membros da Pastoral da Comunicação visitou emissoras de comunicação da capital. Levando a mensagem do Papa Francisco a equipe vivenciou momentos de oração e reflexão na companhia de diretores, funcionários e servidores dos canais de comunicação.
A Semana de Comunicação que este ano aborda a temática “Fake News e Jornalismo de Paz”, acontece no período de 7 a 11 de maio. O momento é uma iniciativa da Pastoral da Comunicação e tem o propósito de ser um importante cenário de discussões, além de incentivar a promoção e o acesso à informação, bem como valorizar a produção dos agentes junto à comunidade paroquial e diocesana.
A primeira emissora a ser visitada foi a afiliada do SBT no Piauí, a TV Cidade Verde. Lá Dom Jacinto conduziu um momento de oração e em sua fala evidenciou os perigos da proliferação de mentiras para os profissionais da TV, Rádio, Revista e Site. Para Dom Jacinto, a raiz dos fakes news é a “cobiça”. Em sua fala Dom Jacinto disse que não “podemos ceder às mentiras”.
O arcebispo ressaltou ainda a importância dos meios de comunicação na responsabilidade da triagem das notícias falsas (as famosas “fake news”) e valorizou junto aos profissionais quais posturas podem evitar prejuízos na comunicação. “A raiz dessas atitudes é a cobiça e o Papa nos tem alertado sobre isso. Estas “fake news” que estão deturpando a comunicação estão levando a humanidade, ao invés de ser beneficiada pela notícia, a sofrerem com essas interferências que dão uma conotação negativa para a notícia e para o convívio”, explicou.
Este ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais será comemorado no próximo domingo, dia 13 de maio. Nesta mesma data a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.
O Diretor Geral da TV Cidade Verde Jesus Elias Tajra enalteceu a oportunidade para se colocar em discussão a abordagem de como lidar com uma comunicação de forma correta e ética. “A presença de Dom Jacinto é inspiradora. Nós cuidamos e temos uma preocupação com a verdade. Então o nosso trabalho e a nossa responsabilidade de fazer um jornalismo bem feito de qualidade é levado muito a sério. Esse momento nos deixa encorajados a prosseguir nesse trabalho diante de uma mensagem tão bem colocada pelo Papa e tão bem transmitida pelo Arcebispo”, disse.
Já a Diretora de Jornalismo da TV Cidade Verde, Nadja Rodrigues valorizou o momento como oportuno. “Fico muito feliz, primeiro porque a minha fé é católica e a minha responsabilidade como comunicadora e cristã também é muito grande. Tivemos uma recepção de coração para essa mensagem do Papa Francisco porque é grande a responsabilidade de bem informar com a verdade”.
O segundo local de visita foi a afiliada da TV Globo, Rede Clube. O Diretor Geral da emissora, Flávio Germano, evidenciou que o trabalho de comunicação deve sempre ter como referência a verdade. “Atravessamos um momento de uma quantidade muito grande de informações nas redes sociais. Conteúdo que muitas vezes não condiz com a verdade e precisamos conscientizar a população que temos que pregar a verdade, afinal Jesus pregou a verdade”.
Para Paulo Nóbrega, diretor de jornalismo do canal o momento foi de sobriedade em meio ao a rotina jornalística. “Iniciar a semana com esse sentimento de união é importantíssimo. Trabalhamos com notícia e temos que ter cuidado com o que publicamos. As notícias tem impacto no dia a dia das pessoas. É necessário redobrar atenção. Temos que exercer o que é primordial no jornalismo: investigar com responsabilidade”, disse.
Por Vera Alice Brandão