A cidade de Santa Cruz dos Milagres já iniciou os preparativos para a Festa da Invenção da Santa Cruz que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de maio. O momento religioso tem como cenário principal o Santuário de mesmo nome, localizado a 180 km da capital, Teresina.
A Invenção da Santa Cruz dos Milagres é a primeira das três grandes romarias que acontecem todos os anos no município. “Uma festa tão popular, que os devotos chegam com três a quatros dias de antecedência e se dedicam às orações. A tradição que conquistou gerações é a prova de que continua firme a devoção dos fiéis” explica o Reitor do Santuário e padre Raniery Alencar.
A programação terá início no dia 01 de maio, às 6h da manhã, com uma procissão que inicia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O momento é seguido de café partilhado no pátio da Igreja. No mesmo dia, às 9h, acontece a missa e bênção dos trabalhadores no Santuário. Às 15h será a acolhida dos romeiros e a Celebração da Cruz (na Igreja Matriz).
No dia 02 de maio a programação segue com a realização de missas às 7h (Igreja Matriz), 9h (Santuário) e 11h (Santa Missa). Às 15h será a celebração da Cruz e às 19h ocorre a recitação das 100 Ave-Marias. O segundo dia de Festa encerra com a Adoração ao Santíssimo que tem previsão de início as 22h e segue até as 05h (Igreja Matriz). No último dia, 03 de maio, às 6h tem o Exercício Espiritual da Invenção da Santa Cruz e Santa Missa (Novo Santuário). As 11h tem a Santa Missa. Às 14h terá Celebração da Cruz no novo Santuário e às 15h, Santa Missa na Igreja Matriz. À noite, às 19h acontece a Santa Missa com a comunidade local e lojistas (Igreja Matriz).
Um momento forte de oração que marca o calendário do Santuário e, por isso, de acordo com o vice-reitor, padre Valdiano Araújo, são dias de expectativa. “Essa é uma experiência belíssima que todos os anos aguardamos e experimentamos com muita alegria. É um momento de grande expressão da nossa fé. São dias de profunda comunhão com Cristo por meio desta devoção que ultrapassa gerações. E por isso existe essa preparação especial para acolher os milhares de devotos”, diz.
INFORMAÇÕES HISTÓRICAS:
O dia 03 de maio celebra primitivamente a recuperação da Santa Cruz que Heráclito obteve dos persas depois da vitória de 628. Mais tarde o objetivo desta festa veio a confundir-se com a da invenção, que devia celebrar-se a 14 de Setembro. Portanto o dia 3 de maio tornou-se a festa da invenção (descoberta) sem excluir a recuperação levada a efeito por Heráclio. A tradição atribui a Santa Helena, mãe de Constantino, a honra de ter mandado procurar e de ter encontrado a Cruz do Salvador.
Desta forma a missa celebra as glórias da Cruz do Salvador e a redenção do homem que nela se operou.
Por Vera Alice Brandão