Discutir estratégias de superação da violência tendo como referência a abordagem sugerida pela Campanha da Fraternidade desse ano. Esse será o foco de um seminário que acontece dia 24 de março na Paróquia São João Evangelista e São João Batista (Forania Sul II) no bairro Parque Piauí.
Com o tema: “Cristãos Leigos e Leigas na luta, em busca de estratégias para superação da violência” o momento servirá de cenário para a busca de ações que visem o combate a práticas violentas. Os presentes poderão presenciar o relato de testemunhos de representantes da sociedade, que em algum momento foram vítimas de atos abusivos e superaram, é o que explica o padre Edvaldo Barbosa, pároco da paróquia que vai sediar o momento.
“Seja a violência contra a criança e o adolescente, a mulher, o idoso ou aqueles que fazem parte da adversidade. Entendemos que só por meio da nossa capacidade de fazer uma opção pelas periferias geográficas, como diz o papa Francisco, e se deixar tocar por essas realidades; por meio da compreensão de uma Igreja em saída, entrando nestas ‘galileias’ empobrecidas e voltando ao método de Jesus, o método do encontro, é que se acredita ser possível superar a violência e construir um caminho de paz”, reforça o sacerdote.
Ainda segundo Padre Edvaldo Barbosa há um clamor pela superação da violência, nas suas variadas formas, que tanto sofrimento tem trazido ao povo brasileiro. “Desta forma a nossa Igreja, através da CF 2018, espera poder envolver as comunidades e a todos, estimulando a reflexão e a busca de soluções para a sua superação. Afinal, estamos no Ano do Laicato e de mãos dadas os leigos podem e devem buscar medidas de superação”, diz
A programação do Seminário terá início às 14h com um primeiro momento reservado para inscrições e depois a acolhida. A solenidade de abertura está prevista para começar às 14:30h. Em seguida terá o momento de debate com os testemunhos e o encerramento com coquetel previsto para as 18h.
Por Vera Alice Brandão