No último dia 05 de março os diáconos permanentes, com provisão de colaborador de paróquia, tiveram um encontro com o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. O momento teve como cenário a Residência Episcopal e o objetivo era fazer uma avaliação das atividades diaconais desenvolvidas nas paróquias em que esses colaboradores da Igreja são provisionados.
O encontro iniciou com a Santa Missa na capela Nossa Senhora das Graças e após a celebração Dom Jacinto promoveu uma breve reflexão sobre a importância e a perspectiva do ministério diaconal na Arquidiocese. “Este ministério é percebido e acolhido pelas paróquias de uma maneira muito especial através dos Diáconos colaboradores. A vocação que mais cresce no mundo é a do Diaconato permanente e a Igreja Católica deposita muita confiança neste ministério, apesar de terem enfrentado muitas dificuldades desde seu retorno patrocinado pelo Concilio Vaticano Segundo”, explicou.
Dom Jacinto ressaltou ainda que “os diáconos colaboradores tem a missão de levar este ministério à frente, mesmo diante das dificuldades. Abrir o coração e deixar-se guiar pelo o Espirito Santo de Deus”.
O encontro teve espaço para discutir as dificuldades inerentes às paróquias, além de compartilhar experiências positivas no trabalho pastoral. Em pauta, a co-responsabilidade pastoral, seja com o padre da paróquia, seja com os leigos. Depois das discussões e trocas de experiências o Arcebispo fez intervenções ajudando os diáconos a refletirem sobre variadas temáticas.
Para o diácono Artur Pereira participar do encontro foi de grande valia. “Essa experiência acrescentou muito no ministério de todos os diáconos presentes. Acredito que deu estímulo a todos para melhorar a atuação em suas paróquias, tanto com os padres como também com a comunidade”, disse finalizando.
Informações Diácono Artur Pereira