A peregrinação da relíquia e da imagem de São Francisco de Assis por todo o Brasil celebra o Jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular. No Piauí, cidades de diferentes regiões do Estado, incluindo a capital, vão participar desse importante momento de fé que teve início em agosto do ano passado. Os devotos do santo na cidade de Parnaíba já vivenciam a experiência desde o dia 24 de janeiro. A peregrinação no Piauí segue até o dia 16 de março.
De acordo com Ana Célia Carvalho OFS que é coordenadora de formação do Regional Ne A2 (Ceará e Piauí), a relíquia veio de Assis, na Itália. “Dentro do oratório (foto) há uma imagem de São Francisco de Assis de 1221 que foi doada pela Cúria dos Frades Conventuais e um fragmento do osso (fêmur) de São Francisco de Assis que foi doada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais”, explica.
Então onde tem a presença franciscana, a relíquia vai passar. Na capital, ficará de 26 de fevereiro a 1º de março. O roteiro da peregrinação obedecerá a seguinte sequência:
O primeiro ponto de parada, dia 26 de fevereiro, é na Paróquia Santuário São Francisco de Assis. De lá segue para a Paróquia São João XXIII e São João Batista (OSF Fraternidade Santa Clara) .Em seguida a relíquia será levada para a paróquia Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Capelinha de Palha. De lá segue para a Igreja Matriz da Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro Piçarra. Nos dias 10 e 11 segue para a Fraternidade de Jufra lá na Área Pastoral Cerâmica Cil. No dia 13 será levada para a Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Finalizando a programação na capital, do dia 13 ao dia 16, a relíquia ficará aos cuidados da Fraternidade São Benedito. Neste último dia, às 17:30h a organização do Regional NE A2 entrega para o Regional A1 (Maranhão).
“Vamos então celebrar esse importante momento para a história da Ordem Franciscana Secular. Prepare sua fraternidade para receber com amor e zelo a imagem e a Relíquia do nosso seráfico pai São Francisco de Assis”, convida Ana Célia.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.
Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.
São Francisco de Assis morre em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, é canonizado pelo papa Gregório IX.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR
A Ordem Franciscana comemora o 8º Jubileu de sua fundação em 2009. Ou seja, há 800 anos o Papa Inocêncio III aprovava a Regra de Vida escrita por São Francisco de Assis. Em 1212, nascia a Ordem de Santa Clara (as Clarissas) e foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), reunindo homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, que buscavam viver o mesmo ideal que tanto atraiu São Francisco. Esta “Ordem Terceira” foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.
Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que Francisco aceitou na OFS daquele tempo. Mas eles não são considerados os patronos da Ordem e, sim, um rei e uma rainha, que se fizeram pobres por amor a Cristo: São Luís IX, rei da França, e Santa Isabel da Hungria.
Segundo definição do Papa João Paulo 2º, a Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical.
Ou seja, para ingressar na Ordem é necessário ter vocação, isto é, um chamado de Deus. Feito o discernimento vocacional, o candidato deve iniciar um período de formação em uma das fraternidades da Ordem. Esta formação compreende os seguintes elementos básicos harmoniosamente integrados: formação humana – baseada nos princípios das ciências modernas, bem como nas grandes linhas do Magistério da Igreja; formação cristã – fundamentada na Bíblia, na Doutrina e no Magistério da Igreja; formação franciscana – atualizada com base na Regra, refontizada nos valores autênticos desde as primeiras origens e tradições; e formação apostólico-secular – a partir da Regra, das Constituições Gerais, dos Documentos Eclesiais e franciscanos.
Por Vera Alice Brandão