Com o tema “CEBs e os desafios no mundo urbano” e o lema “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7), o 14º Intereclesial das CEBs se aproxima. O evento será sediado em Londrina (PR), entre 23 e 27 de janeiro. Delegados de todas as regiões do Brasil, de países da América e de outros lugares irão celebrar a diversidade e a beleza de viver o Evangelho de Jesus de Nazaré. Um objetivo que se apresenta é o de expressar a comunhão entre os fiéis e seus pastores.
Um grupo de 60 pessoas com representantes das 8 dioceses do Piauí vai participar. É o que garante a coordenadora do regional das CEBs, Irmã Fátima Cavalcante. “Será uma grande caravana. Estamos na expectativa em torno da temática do evento, que vai tratar a questão da realidade urbana. Isso é necessário e urgente e, por isso, creio, atraiu um grande número de participantes. Hoje já temos um percentual de mais de 80% dos brasileiros vivendo em cidades, os que nelas não habitam vivem a cultura urbana”, aponta.
Para Ana Café que integra o grupo de participantes do Piauí este é um grande encontro celebrativo. Para ela, “o evento é uma grande assembleia do povo de Deus que vive nas Comunidades Eclesiais de Base e que se encontra periodicamente para celebrar a caminhada, as conquistas, a luta e o testemunho de ser presença profética nas pequenas comunidades: É um voltar da Igreja através das Comunidades Eclesiais de Base sobre toda a realidade, os desafios de evangelizar e ser presença profética no mundo urbano”, diz ansiosa pelo momento.
Metodologia
Após dois anos e meio de preparação e reflexões em torno da temática do encontro, chega o momento de aprofundar o conteúdo a partir de miniplenárias para debater os desafios do mundo urbano: serão 13. Os locais que receberão as plenárias estão sendo chamados de praças com nomes de árvores dos biomas brasileiros. “Isso ajuda a fortalecer a identidade dos participantes que vêm do Brasil inteiro”, antecipa Irmã Fátima. Mandacaru, Buriti, Pequi, Umbu, Angico, Castanheira e Pau-Brasil são alguns dos nomes de praças que serão encontrados.
Os participantes vão ficar abrigados em casas de famílias.
CEBs
A palavra CEB significa Comunidade Eclesial de Base. E quando escrita no plural – CEBs, significa Comunidades Eclesiais de Base. São grupos de cristãos leigos, que se reúnem regularmente, nas casas de famílias ou em centros comunitários, a fim de ouvir e aprofundar a Palavra de Deus, alimentar a comunhão fraterna e assumir o compromisso cristão no mundo.
Chamamos Comunidades porque são grupos formados por pessoas a partir do lugar onde moram, nos bairros, periferias, centro, morros, zona rural, enfim, estes procuram viver relações fraternas de partilha, ajuda, solidariedade e serviço.
*Para mais informações sobre o momento e tudo sobre a programação acesse o site: http://www.cebsdobrasil.com.br/
Por Vera Alice Brandão