Ei, jovem! Já pensou em ser padre? O questionamento é uma convocação da Pastoral Vocacional e compõe a peça de divulgação do calendário de encontros para o novo ano. Aqueles jovens que têm o interesse em dizer sim ao chamado do Pai para o sacerdócio devem ficar atentos à data do primeiro encontro de 2018 a ser realizado na Residência Episcopal, no dia 24 de fevereiro, a partir das 9h.
De acordo com padre Anderson Fábio de Oliveira Lopes, que é o coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, os encontros acontecerão duas vezes no mês e, além dos momentos de oração, há um trabalho de acompanhamento junto àqueles que desejam seguir o caminho vocacional.
“A Pastoral Vocacional é a responsável pela oferta dos encontros e promove os mesmos com o objetivo de contribuir para o surgimento de novas vocações no seio da nossa juventude. Está na Sagrada Escritura, no Evangelho de João 1,39, que Jesus Cristo ao ser questionado por discípulos sobre onde morava, respondeu ‘Vinde e vede’. Então, baseado nesta passagem posso afirmar que esta é a missão da Pastoral. É muito mais do que um organismo é uma experiência pessoal com Cristo, ou seja, nós queremos acompanhar esses jovens que dizem sim ao chamado e dizer para eles não terem medo de caminhar com Jesus”, reflete o padre.
Em 2017, como fruto dos encontros, padre Anderson se alegra ao afirmar que “oito jovens (foto) irão ingressar, agora em 2018, no Seminário Propedêutico São João Paulo II. Nessas formações e encontros os jovens tiveram a orientação de padres, diáconos, psicólogos e leigos. Foi um trabalho de escuta atenta e criteriosa e agora os mesmos terão a oportunidade de firmar suas escolhas na fé em Cristo”, explica.
A orientação aos interessados é que procurem os párocos e diáconos da Paróquia, Diaconia ou Área Pastoral aonde atuam e participam, para que estes façam o encaminhamento junto a pastoral. Após essa vivência de encontros, que têm o acompanhamento direito do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, e a devida seleção, os mesmos dão início à formação inicial que tem as primeiras portas abertas no Seminário Propedêutico (um ano). Depois os mesmos passam a se dedicar aos estudos de Filosofia no Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg (três anos) e seguem então para o Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus (quatro anos).
“Quero dizer a você que é jovem que vale a pena tomar uma decisão. Todos nós passamos por esta vida e temos sim uma missão. Então, vale a pena conhecer aquilo que disse Jesus ‘Vinde e vede’”, encerra o padre Anderson reforçando o convite.
Para mais informações sobre os encontros a Pastoral Vocacional disponibiliza os telefones: (86) 9520-0535 (86) 9988-0403 (86) 9542-3232.
Por Vera Alice Brandão